A Secretaria Municipal de Defesa Social oferece por meio da Guarda Municipal (GM) um serviço de ouvidoria na Prefeitura de Londrina. A central fica na própria sede GM, que fica próximo ao lago, na Rua Joaquim de Matos Barreto, 333, e esta apta a receber chamados pelo telefone 3372-4661 das 8h às 17h. O objetivo da ouvidoria é fiscalizar, investigar e receber as denúncias da população.
A ouvidora da GM, Rosylene Hecker, explicou como funciona a ouvidoria. "Nós recebemos dois tipos de denúncia, a representativa, que é quando o denunciante se identifica e a anônima. Em ambas damos o prosseguimento e a ciência às pastas e aos responsáveis pelo setor da ocorrência. Todas as ações a partir disso, punitivas ou educativas, são tomadas junto à Corregedoria do município. Nós fazemos a triagem e o encaminhamento."
A ouvidora contou que é feito todo um trabalho em cima das denúncias para verificar sua procedência. "Nós fazemos a averiguação dos fatos expostos e vemos se aquilo realmente aconteceu. Sempre aplicando uma auditoria e uma política de qualificação. Entre as ocorrências mais comum estão abusos de poder e agressões. A ouvidoria existe desde outubro de 2010 e passou por uma reestruturação recentemente para melhorar ainda mais o serviço."
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Rosylene Hecker incentiva os cidadãos a utilizarem o serviço. "Não é necessário qualquer medo ou constrangimento. A denúncia pode ser anônima e o processo é sigiloso. O cidadão pode e deve utilizar o serviço para nos ajudar a fazermos o nosso trabalho." Além do telefone, as denúncias podem ser feitas pelo e-mail [email protected]