A Secretaria Municipal de Defesa Social de Londrina, através da GM (Guarda Municipal), divulgou nesta terça-feira (2) o balanço das denúncias de queima de fogos de artifício com estampido recebidas entre os dias 30 de dezembro e 1° de janeiro, período das festas de Réveillon na cidade.
A central telefônica 153 da GM recebeu, ao todo, 43 denúncias para fiscalizar a Lei Municipal 13.585/2023, que proíbe a ação. As equipes de patrulhamento ostensivo da GM lavraram seis termos de constatação que posteriormente serão encaminhados para o órgão de fiscalização ambiental para avaliação e possível multa.
Em alguns casos, os denunciantes conseguiram registrar imagens e foram orientados a encaminhar os arquivos para a instituição. O material poderá ser utilizado para comprovar a infração e sustentar a lavratura dos autos de autuação por parte da Sema (Secretaria Municipal do Ambiente).
Leia mais:
Londrina: Alunos da rede municipal deverão receber material escolar em 2025
Mais de 130 mil cartas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção
Prefeitura abre licitação para finalização das obras de restauro do Museu de Arte de Londrina
Caixas de Correios temáticas despertam a curiosidade de quem passa pelo Bosque de Londrina
O combate a essa prática tem como objetivo assegurar o bem-estar de pessoas hospitalizadas, idosos, crianças pequenas e pessoas com deficiência, especialmente as com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e inclusive os animais, que sofrem bastante com o barulho causado pelo estampido dos fogos.
Durante o Natal - nos dias 24 e 25 - a central telefônica da GM recebeu sete denúncias.