Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Confira a programação

Museu Educativo faz ação voltada a crianças nesta sexta em Londrina

Redação Bonde com N.Com
16 mai 2024 às 16:53
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O programa Museu Educativo será realizado nesta sexta-feira (17), a partir das 15h, voltado para 30 crianças que estudam na Escola Baobá. A ação é promovida na sede da SMC (Secretaria Municipal de Cultura), localizada na rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 110, a atividade faz parte da programação local da 22ª Semana Nacional de Museus, que teve início na segunda-feira (13) e vai até domingo (19).


Abrindo o encontro, os servidores da pasta Danilo Lagoeiro e Alexandre Oguido farão uma contação de histórias baseada no livro A Mão Livre do Vovô, de Michel Gorski e Silvia Zatz, que narra como o arquiteto Vilanova Artigas desenhava com seus netos. A obra foi escolhida pelo fato de Artigas ter projetado edifícios icônicos em Londrina como a antiga Rodoviária, onde hoje fica o Museu de Arte, a Casa da Criança, atual sede da Secretaria de Cultura, e o Cine Teatro Ouro Verde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na sequência, será feita uma visita mediada às exposições que estão instaladas no prédio da Secretaria, com peças do acervo do Museu de Arte: Alguns Universos em Interação e Esculturas – o Museu de Arte na Casa da Criança.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais de R$ 22 mil

Prefeitura de Londrina é condenada a indenizar vítima que caiu com carro na obra da trincheira

Imagem de destaque
Na próxima semana

Osuel e banda Terra Celta devem reunir seis mil pessoas na UEL

Imagem de destaque
Em nota

Sobre paralisação na UEL, Secretaria diz que reajuste chegou a 20% em 2023

Imagem de destaque
Data de vencimento próxima

Doses de vacina contra dengue de Londrina são enviadas para Paranavaí


Por fim, concluindo a ação, as crianças participarão de uma atividade arte-educativa, focada no desenho livre, em que poderão retratar aquilo de que mais gostaram no decorrer do dia.

Publicidade


O programa Museu Educativo foi lançado na última terça-feira (14), por meio de um encontro realizado em parceria com a SMI (Secretaria Municipal do Idoso), e que contou com a presença de 27 idosos atendidos pelo CCI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa) Leste.


Na ocasião, além da contação da história A Mão Livre do Vovô e da visita mediada às exposições artísticas, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas memórias relativas ao antigo edifício onde fica a SMC. Anteriormente, o local funcionou como creche e unidade de serviços de saúde, tendo atendido muitas pessoas de Londrina e região.

Publicidade


Imagem
Espaço Villa Rica exibe lançamento "A Hora da Estrela": confira a programação
Confira a programação completa dos lançamentos nos cinemas de Londrina.


Saiba como realizar o agendamento das escolas para a participação do programa


A diretora de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Maria Luísa Fontenelle, frisou que escolas e outras instituições podem agendar, gratuitamente, as atividades do programa Museu Educativo. Para efetuar o agendamento, é preciso fazer o contato pelos telefones (43) 3371-6606 ou (43) 3371-6607 (que também atende pelo WhatsApp) ou através do e-mail [email protected].

Publicidade


“Já temos várias escolas agendadas para as próximas semanas, com a participação de alunos de diferentes faixas etárias, e com o passar do tempo vamos inserir outras histórias e atividades arte-educativas na programação. É importante destacar que, ao fazer o agendamento, as instituições podem tanto escolher a ação completa quanto somente uma atividade específica, como a contação de histórias, a visita mediada ao edifício ou a atividade arte-educativa”, pontuou Fontenelle.


A ação é alinhada com a 22ª Semana Nacional de Museus

Publicidade


Ainda segundo a diretora de Ação Cultural, o programa Museu Educativo está alinhado à temática da 22ª Semana Nacional de Museus, proposta pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus), que é “Museus, Educação e Pesquisa”. 


“É importante desenvolver projetos que permitam a interlocução entre os museus e a comunidade, com o público tendo o papel de protagonista, pois os museus são espaços dinâmicos que guardam conhecimentos valiosos. Participar das atividades da Semana Nacional de Museus é uma oportunidade para as equipes que atuam nesses espaços culturais possam refletir sobre suas práticas e o papel dessas instituições na sociedade”, concluiu.

Publicidade


Organizações envolvidas


 A programação local da 22ª Semana Nacional de Museus é uma realização do Museu de Arte de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura, do Museu Histórico Padre Carlos Weiss – UEL, do NDPH – Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica – UEL, do Museu da Sociedade Rural do Paraná e do Sesc Londrina Cadeião e Museu do Café. Conta com apoio do Museu do Café e Casa de Artes e Ofícios Paulo VI de Ibiporã, do Conselho Municipal de Cultura de Paz e do Movimento pela Paz e Não-Violência Londrina Pazeando.


 

LEIA TAMBÉM:


Imagem
Osuel promove concerto com solista convidada nesta quinta e sexta-feira
A Osuel (Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina) sobe ao palco do Teatro Ouro Verde nesta quinta (16) e sexta-feira (17) para dois concertos da Série Arábica, tendo como convidada a violinista norte-americana Elizabeth Fayette.
Imagem
Concha Acústica recebe ato público contra o abuso sexual de crianças e adolescentes
Neste sábado (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, um ato público será promovido na Concha Acústica, a partir das 8h, com programação até as 11h30.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade