Londrina registrou na tarde desta segunda-feira (6) a maior temperatura do ano. Segundo levantamento do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), por volta das 16h, os termômetros na cidade marcaram 34,1 graus. A maior temperatura registrada antes havia sido no último dia 4 de janeiro, 33,4 graus.
De acordo com o Simepar, hoje também foram verificadas as temperaturas mais elevadas do ano em Maringá e Antonina. Em Maringá ,a máxima foi de 35,5. Já na cidade do litoral, os termômetros marcaram a maior temperatura do Estado: 39,7 graus.
O clima quente deve permanecer pelos próximos dias e só perto do final de semana podem ocorrer chuvas localizadas.
Leia mais:
‘Salim Sahão, meu avô’: livro reeditado conta a história de um dos pioneiros de Londrina
Quarta-feira será de tempo instável e calor em Londrina e na região
Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta quarta-feira
Vivi Xavier aumenta população em 44%; Cincão e Centro Histórico registram queda de moradores
Consumo de água
A onda de calor que assola o Paraná nos últimos dias provocou um aumento de 30% no consumo de água em todo o Estado. O problema é agravado pela falta de chuva, que afeta a produção de água tratada pela Sanepar.
Em Cascavel, a média histórica da temperatura máxima para o mês de fevereiro é de 28,6 graus. No domingo (5), chegou a 37 graus. O reflexo no consumo de água foi imediato, com aumento de 25%. Em Londrina, onde a temperatura chegou a 34 graus, a alta no consumo foi ainda maior, chegando perto dos 30%.
A população pode colaborar. Basta usar água tratada racionalmente, reduzindo o tempo no banho, reutilizando a água usada na máquina e tanque de lavar roupa e deixando de lavar carro e calçada, entre outras mudanças nos hábitos de consumo.