A Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) pode implantar, já no segundo semestre, um novo projeto para construção de jazigos nos 13 cemitérios, cinco na área urbana e oito na zona rural. Um levantamento feito pelo superintendente da pasta, Douglas Carvalho Pereira, e entregue à Câmara Municipal na semana passada mostrou que o município dispõe de 67 espaços: 15 no Jardim da Saudade, 20 no Padre Anchieta, dois no João XXIII, 30 no São Pedro e nenhum no São Paulo.
A estrutura dos cemitérios rurais, geralmente erguidos em áreas de grande extensão, podem facilitar e até agilizar a implantação da proposta. Nos distritos de Maravilha e Lerroville, a Acesf contabilizou duas mil vagas em cada um. O número cai para mil em Paiquerê, 500 em Guaravera, 200 em São Luiz, 200 em Irerê, seis na Warta e nenhum no Patrimônio Heimtal. A ideia de Pereira é construir mais duas gavetas. "Podemos usar a ardósia, mas o material, por não existir em Londrina, terá que ser adquirido de outras cidades", afirmou o superintendente. A compra será feita mediante processo licitatório.
Pereira acredita que o projeto, já em vias de sair do papel, pode possibilitar a construção de 12 jazigos por dia. A meta é chegar até 60 por semana. "Por enquanto, ainda não escolhemos nenhum cemitério para dar o 'pontapé' inicial. Porém, há chances de começar por Maravilha, assim como no São Pedro, na JK. Estamos decidindo", adiantou.
Leia mais:
Londrina: Alunos da rede municipal deverão receber material escolar em 2025
Mais de 130 mil cartas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção
Prefeitura abre licitação para finalização das obras de restauro do Museu de Arte de Londrina
Caixas de Correios temáticas despertam a curiosidade de quem passa pelo Bosque de Londrina
Para driblar o baixo número de servidores - hoje são apenas 10 para executar o serviço -, a Acesf pensa em firmar parceria com o Centro de Reintegração Social de Londrina (CRESLON). "Os condenados em regime semiaberto também podem nos auxiliar", concluiu Pereira.