Inspirado na Irlanda e na Argentina, o 8M de Londrina promove nesta sexta-feira (22) uma manifestação a favor da legalização do aborto. O ato também irá ocorrer em outras cidades do Brasil, como São Paulo, Belo Horizonte, Maceió e Rio de Janeiro.
O objetivo é chamar a atenção para o direito ao aborto legal e seguro. Para isso, serão realizadas intervenções artísticas e falas de diferentes mulheres. De acordo com as organizadoras do evento, o 8M é formado pela união de diversos coletivos que organizaram o ato do 8 de março deste ano. Juntas, elas mantém o grupo para gerar mais articulações e debates.
"De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que, anualmente, ocorrem mais de 1 milhão de abortos clandestinos em nosso país. A criminalização do aborto, portanto, não impede que as pessoas com útero abortem, ao contrário, aumentam o número de mortes. Aquelas que são pobres morrem, as ricas abortam em clínicas seguras ou em locais onde a interrupção da gravidez espontânea não é criminalizado. O aborto sempre existiu e sempre existirá, mas continuará matando em maior número as pessoas negras e pobres, que constituem a maior parcela da população brasileira", argumenta o 8M no evento pelo Facebook.
Leia mais:
Londrina: Alunos da rede municipal deverão receber material escolar em 2025
Mais de 130 mil cartas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção
Prefeitura abre licitação para finalização das obras de restauro do Museu de Arte de Londrina
Caixas de Correios temáticas despertam a curiosidade de quem passa pelo Bosque de Londrina
A manifestação será nesta sexta-feira e terá início às 17h30, na rotatória da Avenida Higienópolis com a JK. Para mais informações acesse a página do ato no Facebook.