Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Intel ISEF

Londrinense é premiada na maior feira de ciências do mundo

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
18 mai 2018 às 19:35

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A aluna egressa do Colégio Interativa, Maria Vitória Valoto (18), é a única paranaense premiada na maior feira de ciências do mundo - a Intel ISEF (Intel International Science and Engineering Fair). Ela conquistou o terceiro lugar na categoria Translational Medical Science, além do prêmio de mil dólares em dinheiro. Dos 18 projetos brasileiros selecionados para a feira, o de Maria Vitória está entre os quatro que receberam prêmios.

O projeto de Valoto, "Utilização de compostos bioativos microbianos no desenvolvimento de alternativa para combate de Candida spp", foi orientado pelo professor da UEL, Galdino Andrade Filho, e coorientado por Ane Simionato e o professor de biologia do Colégio Interativa, Fábio Bruschi.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A estudante é a primeira mulher brasileira a participar da Intel ISEF por três vezes consecutivas. Ela já havia conquistado o 4º lugar na mesma categoria em 2016, quando participou da feira pela primeira vez.

Leia mais:

Imagem de destaque
90 anos

Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina

Imagem de destaque
Legislação do Plano Diretor

Ministério Público recomenda à prefeitura de Londrina alterações no Parcelamento do Solo

Imagem de destaque
Nordeste do Brasil

Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada

Imagem de destaque
2.268 oportunidades em Londrina

Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego


Além de Maria Vitória, a aluna do terceiro ano do ensino médio, Amanda Kakuno, também foi uma das finalistas da Intel ISEF. Ela participou da feira com o projeto "Hidrólise da lactose do leite bovino a partir da enzima β- galactosidade obtida através da permeabilização de células de Saccharomyces fragilis IZ 275", orientado pelo professor Luiz Morioka, da Unopar, e coorientada por Fabio Bruschi.


O caminho para a Intel ISEF

No Brasil, mais de 10 mil trabalhos são inscritos nas principais feiras nacionais - Febrace e a Mostratec - dos quais cerca de 750 são classificados. Desses projetos, apenas 18 são selecionados para a delegação brasileira, formada pelos melhores trabalhos do país. A Intel ISEF é equivalente à final das competições de pesquisa científica do mundo, que premia os melhores projetos com valores que somam quatro milhões de dólares em prêmios, além de viagens e credenciais para eventos no mundo todo.

A Intel ISEF é a maior feira de ciências pré-universitária do mundo, que reúne anualmente cerca de 1800 estudantes de 75 países, regiões e territórios. Neste ano, a feira foi realizada nesta semana, entre os dias 13 e 18, em Pittsburgh, nos Estados Unidos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo