Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Célula-tronco

Londrinense fez transplante para tratar diabetes

Redação Bonde
14 nov 2007 às 09:17

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O adolescente londrinense Felipe Costa do Carmo, de 15 anos, teve que fazer uso da insulina apenas um mês após descobrir que era portador do diabetes tipo 1, em maio deste ano.

Graças a uma pesquisa que vem sendo desenvolvida no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, sob coordenação do médico Júlio Cesar Voltarelli, Felipe recuperou a qualidade de vida e, ao que tudo indica, afastou o fantasma do uso do medicamento para o resto da vida.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ele foi o primeiro paciente do Paraná e o 16º do Brasil a submeter-se ao transplante de célula-tronco para tratamento da doença. A mãe do adolescente, Maristela Costa Bandeira, explica que os melhores resultados da técnica têm sido obtidos nos casos em que o transplante é feito até seis semanas após o diagnóstico da doença.

Leia mais:

Imagem de destaque
Tem sobremesa!

Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta quarta-feira

Imagem de destaque
Confira os números do seu bairro

Vivi Xavier aumenta população em 44%; Cincão e Centro Histórico registram queda de moradores

Imagem de destaque
Quase em risco de extinção

Após resgate em Carlópolis, filhote de lontra recebe cuidados veterinários em Londrina

Imagem de destaque
Arrecadação de recursos

Instituto Não Me Esqueças lança campanha de Natal em Londrina


No caso de Felipe, o diabetes foi identificado em maio e em junho a família já estava de malas prontas para o interior de São Paulo. ''O médico dele (Otton Luiz Ruffo) mencionou o estudo e nós fomos nos informar. Fizemos o contato através de uns conhecidos que moram em Ribeirão e pela internet.''

Basicamente, o diabetes tipo 1 cria anticorpos que atacam o pâncreas e destroem as células que produzem a insulina no organismo. O tratamento deve começar o mais rápido possível para que estas células não sejam totalmente destruídas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo