Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Monitoramento

Londrinenses dizem se sentir mais seguros após instalação de totem da GM

Caroline Knup - Especial para o Portal Bonde
13 jul 2023 às 12:30
- Caroline Knup
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Um novo sistema de monitoramento da GM (Guarda Municipal) por meio de totens tem sido instalado nas praças e em outros espaços públicos de Londrina desde o segundo semestre de 2022. Com um equipamento em funcionamento até o momento, o balanço da população já é positivo.


Os totens de segurança são uma iniciativa conduzida pela parceria entre a secretaria municipal de Defesa Social e a CTD (Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento) e conta com câmeras de monitoramento, além de tecnologias de reconhecimento facial e um botão de emergência, que pode ser acionado para chamar os guardas municipais. 


A Praça Dom Pedro I, localizada no Jardim Shangri-lá, zona oeste da cidade, conta com um totem em funcionamento. O local, que antes era ocupado por pessoas em situação de rua, passou por uma revitalização e, agora, conforme apontam moradores e comerciantes, "se tornou mais seguro".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



O equipamento de segurança possui nove câmeras (oito fixas e uma com capacidade de longo alcance) e possibilita a interação por voz da população com a central de monitoramento da GM.

Leia mais:

Imagem de destaque
Novela 'parada'

Após problemas na quadra do Moringão, Prefeitura de Londrina vai abrir licitação para troca de piso

Imagem de destaque
Neste sábado

Apenas 22% das crianças foram tomar a vacina contra dengue em Londrina; Dia D terá mutirão em shopping

Imagem de destaque
Oportunidade

Prefeitura de Londrina divulga bolsas de estudo integrais para cursos de Engenharia em Londres

Imagem de destaque
Dias 2 e 9 de março

Bazar em shopping de Londrina arrecada recursos para despesas com cães de terapia


Além disso, quando uma pessoa se aproxima do equipamento, uma câmera de reconhecimento facial é acionada, o que permite a identificação, caso ela esteja no banco de dados da Guarda. A secretaria de Defesa Social explica que essa medida é efetiva, principalmente, em casos de vandalismo e trotes.

Publicidade


Imagem
Projeto da Guarda Municipal reforça monitoramento em praças públicas de Londrina
Um novo sistema de monitoramento está sendo implementado nas praças públicas de Londrina, por meio da SMDS (Secretaria Municipal de Defesa Social).


"JÁ PASSAMOS MUITO MEDO"


A artesã Viviane dos Santos Marianeli frequenta a região semanalmente devido ao trabalho e às visitas que faz para a irmã, moradora da área, e afirma saber sobre o funcionamento do totem por conta da imprensa. Segundo a artista, o dispositivo transmite a sensação de segurança.

Publicidade


"Eu frequento a região aqui da praça há bastante tempo e lembro como era antes da revitalização e da instalação do totem. Eu e minha irmã, que mora aqui perto, já passamos muito medo porque já aconteceu de seguirem a gente", conta.


A artista defende que o monitoramento feito pela câmera instalada no totem não é o único ponto positivo do equipamento. "Achei muito boa a ideia do botão de segurança. Graças a Deus nunca precisei usar, mas é bom saber que a gente pode chamar os guardas rápido caso aconteça alguma coisa", defende Marianeli.

Publicidade


O gari José de Oliveira é responsável pela limpeza das vias e dos entornos na avenida Tiradentes há mais de seis anos e também avalia a instalação do totem como positiva. "Eu nunca passei por nada aqui, não, porque já conheço todo mundo, mas já vi muita coisa. Depois que arrumaram tudo e colocaram a câmera melhorou bastante."


Oliveira, assim como a artesã Viviane, nunca usou o botão de emergência disponibilizado no totem.

Publicidade


Imagem
Revitalizada, Praça Dom Pedro I ganha totem de segurança da GM em Londrina
A Praça Dom Pedro I, na zona oeste de Londrina, acaba de ser entregue pela Prefeitura Municipal após uma revitalizaç&atild


NOVAS INSTALAÇÕES


Nesta quarta-feira (12), outros dois totens foram instalados no município: um na Praça Marechal Floriano Peixoto, conhecida como Praça da Bandeira, que fica ao lado da Catedral de Londrina, e outro no Bosque Central.

Publicidade


Até o momento, os equipamentos não estão em funcionamento. A equipe de reportagem do Portal Bonde procurou a assessoria de comunicação da secretaria municipal de Defesa Social, mas não obteve retorno até a publicação do material.


Em uma coletiva de imprensa realizada em março deste ano, o Coronel Pedro Ramos, secretário municipal de Defesa Social, informou que pelo menos outros cinco totens devem ser instalados na cidade. 


Os locais escolhidos são: o Complexo Esportivo do Jardim Maria Cecília; o CEU (Centro de Artes e Estudos Unificados) do Jardim Santa Rita; o Anfiteatro do Zerão; a Praça do Acquaville e a rotatória no cruzamento das avenidas Ayrton Senna e Maringá.


“Esse tipo de atividade que estamos implementando complementa o trabalho que já fazemos nos próprios públicos, e que já é feito em quase todas as escolas, onde apresentou um resultado altamente positivo. Nas escolas onde temos monitoramento, tanto por alarme como por câmera, chegamos praticamente ao nível zero de ocorrências”, declarou Ramos durante a coletiva.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade