Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Importância para a economia

Maratona de inovação em Londrina busca soluções criativas para setor químico

Simoni Saris - Grupo Folha
18 jun 2024 às 10:45
- Divulgação/Thomé Lopes
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pouco se fala nas indústrias químicas em Londrina e da sua importância para o desenvolvimento local, mas este é um setor extremamente relevante para a economia do município. São quase 300 empresas ligadas diretamente ao setor químico e cujo valor fiscal ultrapassa os R$ 1 bilhão.


Apesar de atuarem em diferentes segmentos, essas centenas de empresas enfrentam desafios comuns entre elas e que, muitas vezes, geram entraves à expansão. Dificuldades relacionadas à parte operacional, geração de resíduos, otimização dos processos e redução de custos são exemplos de gargalos que afetam tanto uma indústria de tintas quanto uma fábrica de produtos farmacêuticos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na busca por iniciativas que ajudem as empresas a superarem esses obstáculos, aconteceu em Londrina, no último final de semana, a primeira maratona de ideias e inovação do setor químico e de materiais. O Ideathon Integratech reuniu 14 equipes de profissionais recém-formados e estudantes do ensino médio e superior que foram desafiados a encontrarem soluções criativas para os problemas apresentados. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Revés

Londrina EC perde por 2 a 1 para o Athletic em MG

Imagem de destaque
Jornalismo UEL

Estudante de Londrina é selecionada para cobrir Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Imagem de destaque
Confira!

No Festival de Música de Londrina, domingo é de show com o HH Trio

Imagem de destaque
Ciências biológicas

Palestra na UEL mostra que fascínio pelos dinossauros não tem idade


As três melhores propostas serão conhecidas no final da tarde desta terça-feira (18), durante a quinta edição do IntegraQM, que será realizada durante todo o dia, no auditório do Aurora Shopping.

Publicidade


As equipes foram formadas por estudantes da UEL (Universidade Estadual de Londrina), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Unifil e CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional Maria Lydia Cescato Bomtempo), de Assaí (Região Metropolitana de Londrina) e contaram com a orientação de cerca de 25 mentores voluntários.


A maratona foi promovida pelo Sebrae/PR, Sinquifar-NP (Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Norte do Paraná) e pela governança IntegraQM, uma das 11 que compõem a Estação 43. O presidente da governança do setor químico e de materiais, Admilson Lopes Vieira, destacou a relevância do evento. 


“Tivemos boas ideias que, provavelmente, vão impactar essas empresas. Achamos muito relevantes para o setor, principalmente na parte de análise de custos, novos produtos e novos processos”, avaliou.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Maratona de inovação busca soluções criativas para setor químico
Descubra como Londrina impulsiona a inovação no setor químico com o Ideathon Integratech, reunindo ideias para superar desafios industriais.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade