A Secretaria Estadual de Família e Desenvolvimento instaurou uma comissão para apurar possíveis maus-tratos ocorridos dentro das duas unidades do Centro de Socioeducação (Cense) de Londrina. A FOLHA mostrou ontem que internos estariam recebendo punições das mais variadas, como agressões físicas, verbais e morais.
A FOLHA publicou com exclusividade o caso de um garoto de 12 anos que teria sido violentado por outro interno dentro da cela enquanto cumpria a internação provisória em 2011. Teria havido consentimento de outros educadores.
Ontem, o Estado admitiu o crime. "Com relação à denúncia ocorrida em 2011 no Cense Londrina I, todas as providências cabíveis foram tomadas, inclusive com a responsabilização dos envolvidos e a devida comunicação à Vara da Infância e Juventude", descreve a nota oficial da Secretaria.
Leia mais:
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina
A nota também informa que um processo administrativo disciplinar foi instaurado e que a secretaria apura as denúncias levantadas em inspeção judicial previamente realizada na unidade. O processo está em fase de instrução. O órgão conclui que nenhum servidor foi demitido e retifica que oito educadores estão afastados preventivamente por determinação da Vara da Infância e Juventude.
Confira na íntegra a reportagem na edição desta quinta-feira (23) da Folha de Londrina