O diretor do colégio Maxi de Londrina, Virgílio Tomasetti, comunicou que faleceu no começo da noite desta quarta-feira (10), sua mãe, a pioneira Maria José Capobianco Tomasetti, 84 anos, conhecida como "Dona Zezé".
O irmão de Virgílio, Eduardo Tomasetti, informou que sua mãe foi professora durante muitos anos em Londrina, em diversos colégios da cidade, iniciando os trabalhos no ano de 1946. Foi no Colégio Estadual José de Anchieta que a pioneira trabalhou por maior período.
Desde que se aposentou, "Dona Zezé" participava de diversas atividades. O filho Eduardo falou que ela manteve-se super ativa até o final da vida.
Leia mais:
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina
Ela foi internada no último sábado (6) e veio a falecer hoje, às 18h30, por insuficiência respiratória e outras complicações.
Eduardo relatou que os quatro irmãos estavam no quarto do hospital no momento do falecimento da mãe.
"Meia-hora antes de ela morrer estávamos os quatro irmãos no quarto. Ela estava conversando e relembrando coisas históricas sobre Londrina. Pouco tempo depois a saúde foi declinando e ela não resistiu. Minha mãe sempre foi uma pessoa ativa e o que conforta nós familiares é que ela morreu sem sofrimento".
Maria José Capobianco Tomasetti era viúva e morreu deixando quatro filhos: Virgílio, Érico, Tônia e Eduardo. Além de um grande rol de amizades e muitos ex-alunos.
O velório acontece na capela 1 da Acesf.
O enterro será na tarde desta quinta-feira (11), às 15h30, no cemitério João XXIII.
O nome de "Dona Zezé" consta no Memorial dos Pioneiros, próximo à Concha Acústica.