Faleceu na noite de quarta-feira (24), no Hospital do Coração de Londrina, o ex-vereador João Dib Abussafi Filho, aos 67 anos, em decorrência de complicações de uma cirurgia na coluna. O corpo foi velado na Câmara Municipal e o sepultamento ocorreu às 17h desta quinta-feira (25), no Cemitério São Pedro.
Empresário da construção civil, Abussafi assumiu pela primeira vez uma cadeira no Legislativo na 13ª Legislatura, entre os anos de 2001 e 2004, eleito pelo PRTB. Em março de 2008 ele voltou a exercer a atividade parlamentar, desta vez pelo PPS, ocupando temporariamente a vaga do vereador Osvaldo Bergamin (PMDB), que havia sido afastado por decisão judicial.
No seu primeiro mandato, João Abussafi foi vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Obras, Viação e Transporte, onde atuou diretamente no debate relacionado ao urbanismo, à política de desenvolvimento urbano, uso e ocupação do solo e a infraestrutura urbana. Foi representante da Câmara de Vereadores no Conselho Municipal de Planejamento Urbano (CMPU) e na Comissão Permanente de Avaliação de Bens da Prefeitura de Londrina.
Leia mais:
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
A voz como instrumento musical é diferencial de show em Londrina
Projeto Brisa promove sarau artístico pelo aniversário de Londrina
Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira em Londrina e nos municípios da região
Em 2002 foi autor do Decreto Legislativo nº 197, que instituiu o Prêmio Zumbi dos Palmares, honraria conferida anualmente pela Câmara Municipal de Londrina às pessoas físicas e jurídicas que se destacam em ações voltadas à comunidade negra, na defesa dos direitos humanos, na promoção da vida da cidadania e no combate à discriminação e ao preconceito.
De acordo com informações da família, o ex-vereador submeteu-se a uma cirurgia na coluna há cerca de dois meses. Durante a recuperação contraiu uma infecção hospitalar, que resultou em pneumonia e endocardite (doença infecciosa no coração). Chegou a passar um período em tratamento no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Faleceu às 23h30 de ontem, vítima de falência múltipla dos órgãos, deixando a esposa Eliane Abussafi e os filhos Arley Dib Abussafi e Alisson Gil Abussafi.
A sessão ordinária desta quinta-feira deverá ser suspensa por motivo de luto, em decisão a ser deliberada pelos vereadores no início da tarde.