Inesquecível para a comunidade cultural de Londrina, nome representativo das artes cênicas no Brasil e no mundo, Nitis Jacon, falecida em dezembro de 2023, será homenageada num evento que traz ao público o que ela mais amava: o teatro.
A médica, atriz e diretora de teatral será a grande homenageada neste mês de junho, quando seu nome e seu exemplo serão lembrados no Teatro Ouro Verde e na DAC (Divisão de Artes Cênicas), dentro da mostra "Cartas para Nitis", que será realizada entre os dias 20 e 23.
A iniciativa é da Casa de Cultura da UEL, Divisão de Artes Cênicas (DAC) e do curso de Artes Cênicas da UEL, em reverência à sua contribuição para as artes, “e também por ser ela uma das idealizadoras do curso universitário de teatro na Universidade Estadual de Londrina”, explica o professor Aguinaldo Moreira de Souza.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
A programação traz espetáculos de companhias formadas por ex-alunos do curso de Artes Cênicas, atores que trabalharam com a diretora, e também uma participação especial de Sônia Pascolati, professora da UEL e autora do livro “Bodas de Café – Nitis Jacon de Araújo Moreira e Grupo Proteu”, lançado em 2019 pela Eduel.
“A contribuição pedagógica, a inspiração artística e a força política de Nitis Jacon foram elementos que vivenciei e que passo para os alunos que não tiveram essa oportunidade e que são relevantes para se preservar. Dentro do viés pedagógico, a mostra ocorre juntamente com a Semana de Recepção aos calouros, então será mais uma forma de mostrar quem foi essa figura para quem está chegando,” diz.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: