Cinco motocicletas foram flagradas em Londrina com ruídos acima do permitido pela legislação na noite de sexta-feira (18). Os condutores foram autuados. Essa foi a primeira ação de fiscalização da lei municipal 13.289/2021, que instituiu o controle da poluição sonora veicular, e foi feita pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, através das equipes do setor operacional da Guarda Municipal.
LEIA MAIS: Com multas a partir de R$ 500, Londrina regulamenta lei contra veículos barulhentos
Conforme a prefeitura, cerca de 40 motocicletas foram alvo da fiscalização, das quais cinco apresentaram ruído acima do permitido, que é de 99 decibéis. Todos esses condutores assinaram auto de infração.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
O procedimento de fiscalização é composto por duas etapas: a primeira, quando o agente afere, por meio de um decibelímetro, o nível de ruído do ambiente, e em seguida, o nível de ruído emitido pelo veículo fiscalizado.
Fiscalização de trânsito
Ainda durante o período da fiscalização, os guardas municipais lavraram 15 autos de infração de trânsito para condutores flagrados sem habilitação, pendências na documentação, entre outras infrações. Três motocicletas foram recolhidas ao pátio municipal.