Ana Lanza, 79, morreu na noite desta segunda-feira (05), à espera de um leito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário de Londrina (HU). Internada desde o dia 30 de novembro, a idosa aguardava um leito desde sábado (03). Ela foi internada com infecção urinária, mas o quadro evoluiu para uma infecção generalizada.
Nove pacientes em estado grave internados aguardavam, ontem, por vagas na UTI do (HU). Eles estavam respirando por aparelhos em leitos do Pronto-Socorro, enfermaria e até no setor de Hemodinâmica.
Nesta terça-feira (06), duas vagas foram abertas na UTI. A Central de Leitos tentou abrir vagas na Santa Casa para um paciente, mas não havia respirador. Conforme apurou a reportagem da Folha de Londrina, duas vagas foram abertas no Hospital João de Freitas, em Arapongas, mas a ambulância estava ocupada ontem a noite e não poderia buscar os pacientes.
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Prefeitura de Londrina alerta para golpes com cobrança de impostos via mensagem
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
Por conta da superlotação, o Pronto-Socorro Médico suspendeu o atendimento desde as 8h40, recebendo somente os casos de urgência e emergência. A previsão é que o PSM reabra às 12 horas. O Pronto-Socorro Cirúrgico também está fechado, e deve reabrir às 14 horas. Hoje, 66 pessoas estão internadas no PSM do HU, sendo que a sua capacidade é para 38 pacientes.
O diretor clínico do hospital, Sinésio Moreira Júnior, considerou inadequado tanto do ponto de vista terapêutico, como humano, pacientes necessitando de cuidados especiais internados em enfermarias.