O advogado Gerson da Silva, 39 anos, assumiu na tarde desta segunda-feira a responsabilidade de comandar a Coordenadoria de Defesa e Proteção do Consumidor de Londrina (Procon-LD). Ele substitui Tito Valle, que se afastou do órgão na semana passada.
O novo responsável pelo Procon chegou anunciando mudanças, como a criação de um Conselho Municipal de Defesa do Consumidor, do Fundo Municipal de Defesa do Consumidor e a criação do Procon-Mirim, iniciativa premiada no Distrito Federal.
Silva disse nesta segunda, pouco antes de sua primeira reunião com os servidores do órgão, que o Procon continuará apoiando o Ministério Público (MP) no combate ao cartel dos preços de combustível na cidade.
Leia mais:
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Ministério Público recomenda à prefeitura de Londrina alterações no Parcelamento do Solo
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
Vai também ampliar o trabalho de informação ao consumidor, buscando esclarecer direitos à população mais humilde. ''Vamos investir na conscientização do consumidor sem instrução, que não está tendo acesso ao Procon'', afirmou.
Segundo ele, a criação do Conselho Municipal e do Fundo Municipal de Defesa do Consumidor foi um pedido pessoal do prefeito Nedson Micheleti (PT). Silva acredita que, com a implementação do fundo, será possível a sanar a principal deficiência do organismo em Londrina, a carência de estrutura e pessoal.
''Como Londrina não tem um fundo municipal específico, todo o dinheiro arrecadado com as notificações do Procon vão para um fundo estadual'', explicou. Ele também informou que a administração municipal pretende resolver a falta de servidores com novas vagas criadas através de concurso público.
*Leia mais na edição desta terça-feira da Folha de Londrina