Os contribuintes de Londrina começam a receber a partir do próximo dia 10, via Correios, os carnês de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2004.
Ao contrário de anos anteriores, a próxima tarifa vem desprovida de reajuste para a maior parte da população 80% , em razão dos 4,3 mil carnês a mais que os lançados em 2003. A explicação é do secretário municipal de Fazenda, Rubens Menoli.
De acordo com o secretário, os 20% que terão os valores reajustados se referem a quem efetuou alterações físicas ou cadastrais em seus imóveis. Mesmo assim, ele garante que a estabilização das cobranças do restante não afetará a arrecadação do município.
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Prefeitura de Londrina alerta para golpes com cobrança de impostos via mensagem
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
''Dos cerca de 17,5 milhões de metros quadrados atuais, o imposto do ano que vem vai abranger mais de 19,9 milhões. Isso mostra que Londrina está crescendo'', afirmou Menoli. Ele destacou também o ''aprimoramento no sistema de arrecadação'', o qual, justifica, tem possibilitado à prefeitura emitir cartas de cobrança de forma mais sistemática aos devedores.
Ao todo, serão emitidos 160.764 carnês, cuja previsão de arrecadação está orçada em R$ 84,04 milhões. Em 2003 foram 155.462 carnês, com quase R$ 54 milhões e inadimplência de 25%. ''O índice de não pagantes está até razoável, dentro do que prevíamos'', ponderou o secretário, segundo o qual áreas periféricas de Londrina continuam sendo as mais atingidas pelo problema.
Os contribuintes com contas em atraso têm somente até esta quarta-feira, 31 de dezembro, para quitar a dívida sem a correção monetária de 8%.