No primeiro semestre deste ano, 42 mortes foram registradas no trânsito de Londrina. Deste total, 28 ocorreram na área urbana e 14 na área rural. O número é 14% menor na comparação com o mesmo período de 2016, quando 49 pessoas morreram. Os dados são do Placar do Trânsito, divulgado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).
Na mesma comparação, entre 2017 e 2016, houve queda de 27% em relação às mortes de motociclistas. Além disso, houve uma ligeira diminuição dos óbitos de condutores de automóveis: de 15 para 13. As mortes por atropelamento vão na contramão: aumentaram de 12 para 13, e em oito delas as vítimas tinham mais de 60 anos.
Embora tenham sido realizadas intervenções no trânsito nos últimos anos, como a implantação de semáforos, travessias elevadas e radares, houve aumento de acidentes entre 2017 e 2016: foram 1.834 neste ano, contra 1.724 no ano passado.
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Segundo o diretor de Trânsito da CMTU, Hemerson Pacheco, houve também uma dispersão das ocorrências, antes concentradas em pontos específicos. "Observamos que, após uma série de medidas voltadas à segurança viária, como o monitoramento eletrônico, a implantação de travessias elevadas, faixas bicolores e botoeiras para pedestres, os acidentes passaram a acontecer em locais mais diversificados."
Apesar desse aumento na quantidade de acidentes, Pacheco comemora a redução do número de mortes, no cenário geral. "Preservar a vida e tentar reduzir ao máximo a quantidade de vítimas fatais é o nosso principal objetivo."
Perfil
Em relação às mortes, 15 vítimas tinham entre 31 e 59 anos; 14 entre 18 e 30 anos; e 12 mais de 60 anos. Somente uma tinha 17 anos. Além disso, o número de mortes de homens é maior do que o de mulheres. Foram 34 óbitos contra oito.
A Avenida Saul Elkind foi a via que mais somou acidentes com mortes no primeiro semestre deste ano - seis casos.
Infrações
De janeiro a junho, 95.719 autuações foram emitidas por agentes da CMTU e da Polícia Militar (PM) e por aparelhos de monitoramento eletrônico.
Ultrapassar o limite de velocidade em até 20% foi a infração líder em autuações, com 31.588 registros. Em seguida está o avanço de sinal vermelho (8.685), o não uso do cinto de segurança (7.022) e a utilização de telefone celular enquanto se dirige (4.763).