Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Perda de juízes

OAB luta contra medida que pode prejudicar Londrina

Lucas Emanuel Andrade - Redação Bonde
06 set 2013 às 15:54

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Subseção Londrina da Ordem dos Advogados do Brasil de Londrina está lutando contra uma medida que pode prejudicar a cidade. Segundo o presidente, Artur Piancastelli, o Tribunal de Justiça do Paraná deve votar na próxima semana a criação da Entrância Especial no Judiciário Estadual em Curitiba. "A medida significará um rebaixamento para Londrina, que hoje figura no último degrau da carreira da magistratura antes da promoção ao Tribunal".

O presidente da OAB Londrina explicou que os juízes passam por três níveis antes de chegarem ao TJ. Ele argumentou que Londrina está no terceiro nível, concentrando magistrados com 15 a 20 anos de experiência.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Piancastelli disse que a aprovação da Entrância Especial no Judiciário Estadual em Curitiba cria dois níveis no plano de carreira dos juízes. "Cria uma entrância especial só para a capital e acaba nivelando o resto do Paraná".

Leia mais:

Imagem de destaque
'Nada Sincronizado'

Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira

Imagem de destaque
Negociação entre prefeitura e Iscal

Proposta de transferir UPA Sol para Mater Dei 'emperra' e desfecho fica para 2025

Imagem de destaque
Uma das cenas mais importantes

Atores voltam ao Calçadão de Londrina para gravar 'Assalto à Brasileira'

Imagem de destaque
No domingo (8)

Obras afetam abastecimento de água em bairros da Zona Oeste de Londrina e Leste de Cambé


A medida na visão da OAB-Londrina pode acarretar na perda de magistrados experientes na cidade. "Existe o risco de perdermos juízes com 15 a 20 anos de trabalho. Londrina precisa de profissionais com boa bagagem, com experiência para atender a demanda e a complexidade dos processos".

Publicidade


Em caso de aprovação, a medida segue para a Assembleia Legislativa do Paraná para os deputados discutirem o Projeto de Lei. "O ideal é que a medida não passasse pelo TJ. Se for aprovada, vamos ter que fazer uma pressão maior nos deputados"


Interiorização

Publicidade



Além da luta contra a medida, a subseção protocolou no dia 27 de agosto requerimento pedindo a criação da Câmara Avançada do Tribunal de Justiça de Londrina. Artur Piancastelli disse que a entidade defende a descentralização do TJ. "Estamos lutando para que o tribunal comece sua interiorização por Londrina, para que seja criada um estrutura na cidade"


A possibilidade já é prevista na Constituição. Isso, segundo o presidente da OAB-Londrina, agilizaria o trabalho de advogados que não precisariam ir até Curitiba acompanhar no TJ o andamento de processos.

Publicidade


Piancastelli argumentou que o custo para interiorização seria mínimo. "Bastaria que pelo menos cinco desembargadores dos 120 que atuam na capital fossem deslocados para Londrina. Muitos que estão lá já trabalharam aqui na cidade e região e já adiantaram a vontade de retornar".


O dirigente da OAB na cidade ressaltou a luta da entidade. "Londrina é muito grande e precisa se mobilizar. A cidade tem que entender que somente com união vamos conquistar espaço. A estrutura do TJ está concentrada toda em Curitiba, nosso pleito é pela interiorização".

A OAB-Londrina está sendo apoiada pelas entidades Associação Comercial e Industrial de Londrina, Sociedade Rural do Paraná , Fórum Desenvolve Londrina, Clube de Engenharia e Arquitetura, Sinduscon, Fiep, Associação do Desenvolvimento Tecnológico Londrina e Região, Associação Odontológica Norte do Paraná, Companhia de Desenvolvimento de Londrina e Associação Médica de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo