De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Londrina, a reativação da oficina mecânica municipal, realizada em março do ano passado, tem representado economia nos gastos com a manutenção da frota oficial. Um exemplo recente foi a reforma de um caminhão que faz abastecimento de combustíveis nas máquinas das secretarias de Obras e de Agricultura. O serviço custou R$ 1.500,00 à prefeitura, 59,57% a menos do que se tivesse sido totalmente terceirizado, de acordo com cálculos da Secretaria de Gestão Pública.
A oficina encerrou suas atividades em 1997 e o serviço foi passado a empresas particulares. Quando terceirizado, este serviço é muito caro, e, de acordo com a secretária de Gestão Pública Gleisi Hoffmann, nem sempre é garantia de qualidade. "Nós abríamos licitação para contratar oficinas e apareciam empresas com um preço muito inferior ao geralmente praticado pelo mercado. Éramos obrigados a contratar essas firmas mais baratas, e, na maioria dos casos, esse serviço particular era bem inferior aos nossos", disse a secretária.
Segundo ela, somente a manutenção das partes elétrica e hidráulica dos veículos tem sido feita por empresas privadas, pois a oficina da prefeitura ainda não está adequada para isso.
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A oficina mecânica funciona no jardim Acapulco (região sul), ao lado do terminal de transporte coletivo, com 22 funcionários e atende em média 50 veículos por mês. De acordo com o gerente de Transporte e Manutenção da Secretaria de Gestão Pública, Edison Aparecido Ramos, os problemas mais freqüentes são desgaste no câmbio e no motor, provocados por falta de manutenção preventiva.
Segundo o gerente, para o ano que vem, a oficina passará a realizar revisão preventiva completa a cada 5.000 quilômetros rodados, cuidando do alinhamento dos carros para que os pneus durem mais. Além disso, Edison tem planos de montar um almoxarifado com um estoque razoável de peças.