A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação esclarece que o vazamento de óleo ocorrido na antiga Usina de Asfalto da Prefeitura (Pavilon), localizada na região sul, pode ter sido provocado por vandalismo. Técnicos da pasta constataram, nesta segunda-feira (4), quando foram notificados do incidente, que as válvulas e os registros do tanque em que ocorreu o vazamento foram danificados. No interior do equipamento, foi encontrada uma grande quantidade de entulhos, como tijolos e tábuas. O óleo vazou e contaminou trecho da PR-445 localizado nas proximidades do viaduto do conjunto Jamile Dequech. Motoristas precisaram desviar de poças do resíduo pela manhã.
Segundo a prefeitura, o material vazado é um lastro de asfalto envelhecido. A forte chuva ocorrida no domingo (3) teria contribuído para que o resíduo também chegasse à rede pluvial que integra o sistema de drenagem da PR-445.
Os trabalhos de remoção do óleo foram iniciados na tarde desta segunda-feira (4), através da utilização de areia e pó de brita. O material será raspado em até dois dias e, posteriormente, reciclado pela Usina de Asfalto do Município.
Leia mais:
Obra de drenagem em rua da zona sul de Londrina gera transtornos e apresenta falhas
Distrito da Warta recebe 2ª Festa Rural neste final de semana em Londrina
Rompimento de rede prejudica abastecimento no distrito Guaravera em Londrina
Palestra nesta quarta em Londrina aborda cuidados com idosos com demência
Técnicos da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), após vistoria no local, encaminharam um ofício à Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação solicitando, além das medidas corretivas, recomendações para preservação da área no entorno.
A Usina de Asfalto está desativado desde 2009. Atualmente, o local abriga a Praça da Juventude da zona sul. A Guarda Municipal de Londrina mantém, em todos os dias da semana, no período noturno, um agente para fazer a segurança do espaço.