Espírito esportivo é uma postura que vai além dos jogos, uma vez que ética e persistência são bem-vindas em todas as áreas do convívio social e profissional.
No período dos Jogos Olímpicos realizados em Paris - 26 de julho a 11 de agosto - alunos da rede municipal de ensino de Cambé e Londrina tiveram a chance de acompanhar as diversas modalidades participantes e renovaram mais do que a admiração pelos atletas e os esportes.
Em tempo real ou pelas informações compartilhadas pela família, jornais, professores e amigos, as competições passaram a integrar parte da rotina dos estudantes, assim como nutrir seus sonhos.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
Na perspectiva de torcedores, o espírito esportivo contagiou as turmas e, por meio de pesquisas, puderam também compreender mais sobre a história das Olimpíadas, seus símbolos, significados e curiosidades.
De acordo com o assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Cambé - SMEC - e coordenador da disciplina de Educação Física na rede Municipal de Ensino, Luciano Moraes Cardoso, dois documentos norteiam os trabalhos desenvolvidos pelos professores da rede municipal de Cambé: "O Currículo Municipal para o Ensino Fundamental de Cambé e o Currículo Municipal para a Educação Infantil de Cambé.
Profissional de Educação Física, Cardoso atua também na direção do Colégio Olavo Bilac em Cambé, no período noturno e afirma que, na prática, os docentes transmitem os conteúdos referentes às práticas esportivas.
"O trabalho docente dos profissionais de Educação Física da nossa rede de ensino não se vincula a datas comemorativas ou momentos e acontecimentos esportivos que aconteçam ao redor do mundo.
No entanto, as Olimpíadas representam uma grande oportunidade para que as crianças possam acompanhar, assistir, visualizar, torcer e conhecer na prática, tudo aquilo que o professor tem ensinado em sala de aula", explica. Cardoso destaca também que o período foi proveitoso do ponto de vista educativo.
"Temos excelentes exemplos de como o professor de Educação Física aproveitou esses momentos para fazer a interação entre seus conteúdos curriculares e o que estava acontecendo nos jogos olímpicos", alegra-se.
ESTRATÉGIAS
O profissional de Educação Física Breno Tesser atua como docente na rede municipal de Ensino de Londrina e reconhece que possui um papel relevante na apresentação de esportes a seus alunos.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: