Em dois dias, três ônibus da empresa Londrisul atolaram na estrada que liga o distrito de Paiquerê ao patrimônio de Guairacá (zona rural de Londrina). Os veículos acabaram atolados em um lamaçal formado em trecho da rodovia que não tem asfalto, nas proximidades da ponte do Rio Taquara, entre quarta (24) e esta quinta-feira (25). "A chuva deixa as condições da estrada ainda mais precárias", explicou Alexandre Kikuchi, agricultor de Guairacá.
De acordo com informações da assessoria de imprensa da Londrisul, dois dos três ônibus foram rebocados do local entre a tarde de ontem e o final da manhã desta quinta. O outro foi removido da estrada só no início da tarde de hoje, após manifestação dos moradores, que estão indignados com a situação. "Os moradores daqui não têm condições de ir para a cidade trabalhar em dias de chuva. As crianças também ficam em casa, sem escola. Não aguentamos mais", destacou Kikuchi.
O morador, que é agricultor, não consegue escoar a safra de grãos. "Os prejuízos são muito grandes", observou.
Leia mais:
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
Ele contou que a estrada recebeu uma espécie de raspagem na última semana. "O problema é que quando chove a rodovia enche de lama e o tráfego de veículos fica impossível. Mais do que a raspagem, a estrada precisaria de pedriscos para 'segurar' os veículos e evitar que eles atolem", destacou.
Informações do blog Londrina na Latinha dão conta de que a Secretaria Municipal de Agricultura tem apenas dois caminhões e uma motoniveladora para dar conta das estradas rurais. O Bonde tentou contato com o secretário de Agricultura, Rodrigo Trigueiro, para saber mais sobre as condições das estradas, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.