Empatia será o tema da primeira edição do projeto Evoluir Comunidade de 2018. A palestra "Empatia: conectar sentimentos para melhorar o mundo", será ministrada pela psicóloga Paula Cordeiro, do Núcleo Evoluir, nesta quinta-feira (22), às 19h30, no auditório do edifício Torre Pietra, que fica na avenida Ayrton Senna da Silva, 500.
O evento comemora o aniversário de 2 anos do Núcleo Evoluir. O Evoluir Comunidade é uma iniciativa dos profissionais da clínica cujo objetivo é levar informações para todas as pessoas interessadas em qualidade de vida e autoconhecimento. As inscrições podem ser feitas mediante doação de alimentos que devem ser entregues no dia do evento.
A escolha do tema, de acordo com Paula, foi baseada na percepção de que, cada vez mais, as pessoas encontram dificuldades em entender os sentimentos do outro, o que seria a base de um comportamento empático.
Leia mais:
Natal de Londrina: passarela no lago Igapó II atrai dez mil pessoas no fim de semana
Prefeitura divulga quase 900 oportunidades de emprego em Londrina
Santa Casa quer colocar prédio da Duque de Caxias para locação ou cessão em Londrina
Centro Acadêmico de Serviço Social da UEL promove bingo beneficente no Zerão
"Não é apenas se colocar no lugar do outro, mas compreender o que ele está sentindo a partir do nosso próprio conceito sobre o sentimento em questão", explica, complementando que, quando dizemos ao outro que estamos tristes, por exemplo, a empatia surge quando o interlocutor interpreta a tristeza de acordo com o que ele conhece como tal.
"A empatia é um dos sentimentos mais importantes, pois conecta as pessoas e melhora nossas relações. Percebo na prática clínica que tem faltado empatia, e isso acarreta problemas graves de relacionamento e consequentemente problemas emocionais", destaca.
A ideia desta edição do Evoluir Comunidade, portanto, é falar sobre o assunto para que mais pessoas reflitam sobre o comportamento.
Paula defende, ainda, que os próprios profissionais da área de psicologia podem praticar empatia e estimular os pacientes a exercitarem-na durante as sessões. "No nosso trabalho, o protagonista é sempre o paciente, mas podemos incentivá-lo a pensar no que o outro está sentindo", acredita.
Serviço:
"Empatia: conectar sentimentos para melhorar o mundo"
Dia 22 de março, às 19h30
Local: Auditório do edifício Torre Pietra, na avenida Ayrton Senna da Silva, 500
As inscrições são gratuitas, mediante doação de alimentos
Informações: (43) 3037-0470