A Secretaria Municipal do Idoso (SMI) oferece nesta quinta-feira (18), às 14h, uma palestra sobre "Disseminação de notícias falsas", as famosas "fake news", ministrada pelo assistente de comunicação da Unimed Londrina Bruno Petri. A atividade, gratuita e direcionada a pessoas com 60 anos ou mais, acontece no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Oeste, localizado na rua Serra Pelada, 111, no Jardim Bandeirantes.
Durante a conversa, serão abordadas questões como o que são notícias falsas, como são construídas, como identificá-las, quais as implicações ao compartilhá-las e como elas interferem na sociedade. A proposta é alertar os idosos para esta realidade já que atualmente muitos usam smartphones e participam de redes sociais, ambiente onde as fake news se espalham.
Segundo o gerente de Atenção à Pessoa Idosa da SMI, Cleir Brandão, os idosos têm usado cada vez mais as tecnologias e, para muitos deles, o acesso aos meios digitais é uma realidade nova, portanto é importante abordar o tema. "A população idosa muitas vezes encontra-se em situação de vulnerabilidade na internet, estando suscetíveis a golpes e, muitas vezes, compartilham notícias falsas sem saber, então a palestra vai esclarecer sobre este tema e permitir que eles tirem dúvidas a respeito do assunto", expôs.
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Prefeitura de Londrina alerta para golpes com cobrança de impostos via mensagem
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
A palestra integra a programação do Grupo de Convivência "Qualidade de Vida e Cidadania" que é realizado todas as quintas-feiras no CCI Oeste e às segundas-feiras no CCI Leste, com conversas sobre temas voltados à saúde, cidadania e bem-estar. O grupo atua como uma porta de entrada para idosos que desejam se inteirar sobre as atividades desenvolvidas, já que é um momento onde eles podem conhecer o espaço, os demais participantes e ter acesso ao trabalho desenvolvido pela SMI nos locais.