A unidade dois da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL 2) abriu 148 novas vagas nesta semana para receber presos condenados que continuam nos distritos policiais. A abertura foi gerada pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, que baixou o índice de presos em isolamento disciplinar de 5% para 2%. "Pelo menos nove celas, que abrigaram poucos presos até então, foram liberadas para receber mais detentos", disse o diretor da PEL 2, Jorge Eduardo Alves.
Mais de 140 camas e beliches já foram instaladas na penitenciária: 80 delas já estão ocupadas; as demais vão passar a receber presos depois que o Departamento Penitenciário do Estado (Depen) autorizar o aumento no número de refeições servidas aos presos. "Já pedimos um aditivo ao contrato. Temos que esperar a autorização. Se começarmos a servir mais refeição do que o número previsto em contrato, podemos ter problemas com o Tribunal de Contas", explicou Alves em entrevista à rádio CBN Londrina.
A chegada de mais pessoal, para fazer a segurança das celas, também é necessária. "Já começamos a receber os agentes que, até então, trabalhavam na Casa de Custódia. A unidade passou a contar com novos profissionais, aprovados recentemente em concurso público, e os mais antigos estão sendo remanejados para os presídios", destacou.
Leia mais:
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Ministério Público recomenda à prefeitura de Londrina alterações no Parcelamento do Solo
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
Atualmente, a PEL 2 abriga 1.019 presos.