Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Programa Onde Moras

Pesquisa mostra relação entre moradia e criminalidade

Redação Bonde
25 mai 2007 às 18:11

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O programa Onde Moras realizou, durante três meses, uma pesquisa no Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Infrator (CIAADI), Educandário e Casa de Custódia de Londrina, para identificar a relação entre moradia e criminalidade.

O estudo foi realizado através de uma equipe de 15 assistentes sociais e 10 psicólogos, que entrevistou jovens infratores com idade entre 12 e 18 anos e presos comuns com 18 a 25 anos. No total, foram entrevistados 152 jovens.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os dados da pesquisa mostram que mais da metade dos presos e jovens reclusos (53%), entrevistados pelo Onde Moras, já moraram em barracos em algum período da vida, sendo que destes, 31% viverem nestes locais dos 4 aos 6 anos, também 31% até os 10 anos, 21% dos 7 aos 10 anos e 17% até 3 anos de idade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Serão 14 bandas selecionadas

Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina

Imagem de destaque
Devem ser iniciadas às 8h

Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina

Imagem de destaque
Região sul

Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025

Imagem de destaque
Nesta quinta-feira (12)

Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção


Outro dado relevante do estudo, é que 51% dos jovens entrevistados disseram que quando crianças não tinham, em casa, local para estudar. Além disso, 61% deles afirmaram que dividiam o cômodo de dormir com os familiares, irmãos e/ou pais. O estudo mostrou ainda que, quando crianças, 53% dos pais ou responsáveis pelos presos e jovens internos usavam algum tipo de droga, e que 20% dos entrevistados ainda moram em barracos.


O engenheiro Maurício Costa, idealizador e coordenador do Programa Onde Moras disse que a moradia dignifica a família e a sociedade. "Prova disto é o que aconteceu no Jardim São Jorge (zona norte), onde em 2005 ocorreram cinco homicídios e em 2006, ano em que foram substituídos 76 barracos por casas, ocorreu apenas um caso de assassinato, e em 2007 até agora não ouve nenhum homicídio", afirmou Costa.

No ultimo dia 21, o programa promoveu uma reunião na sede do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval), para apresentar os resultados da pesquisa a comunidade e autoridades locais e estaduais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo