Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
28ª edição

Pesquisa Top de Marcas Londrina revela as marcas mais lembradas no Município

Reportagem Local
24 nov 2023 às 09:20
- Gabriel Teixeira/Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para aferir a lembrança de marcas na memória do londrinense, a pesquisa Top de Marcas, na 28ª edição, considera o perfil da população da cidade para definir as cotas da amostragem que irão identificar a percepção de produtos e serviços pelos consumidores. 


Ou seja, o universo da pesquisa se baseia nas características da população por sexo, idade, escolaridade, renda e região de moradia para entender a liderança alcançada pelas empresas atuantes nos segmentos de mercado abrangidos na coleta de dados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Todos os entrevistados, enquadrados nas cotas respaldadas no perfil da população local, respondem à pergunta: “Qual a marca que mais se lembra quando pensa em...?”. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Conjunto Cafezal

Dia de São Cristóvão: Paróquia de Londrina promove bênção dos carros nesta quinta

Imagem de destaque
Risco de queda

Barracão abandonado que ameaçava via pública começa a ser derrubado em Londrina

Imagem de destaque
Desafio na Itália

Londrinense se prepara para enfrentar a maior prova de Triathlon do mundo

Imagem de destaque
Rampas e elevadores

UEL recebe recursos para investir em acessibilidade no campus


As respostas são espontâneas, sem qualquer tipo de consulta. O objetivo é entender a retenção das informações na memória. 

Publicidade


Quando as pessoas se lembram de marcas relacionadas aos segmentos de consumo significa que a marca alcançou relevância na concorrência de mercado, se posicionando como líder na área de atuação.


“Os números trazidos pela pesquisa não são apenas referências percentuais. Precisam ser entendidos e utilizados para a elaboração de estratégias que possam ampliar a percepção das marcas no mercado. A comparação do alcance com anos anteriores pode dizer muito sobre o caminho que a marca está desenhando no mercado”, aponta Cláudia Romariz, jornalista e fundadora do Prêmio Top de Marcas Londrina. 

Publicidade


Segundo a fundadora, isso vale também para a análise de percentuais de não lembrança. “Muitos segmentos possuem índices significantes de ausência de lembrança, ou seja, quando a maior parte dos consumidores não reteve informações sobre marcas atuantes no segmento, o que representa uma oportunidade para conquista de novos territórios”, afirmou.


A pesquisa Top de Marcas, contudo, não é um fim em si mesma. De acordo com Renato Rocha, sócio da Litz, instituto que realiza a pesquisa de campo, ela é um mapeamento capaz de realizar um retrato do momento atual e de apontar direcionamentos para que as marcas possam se movimentar no sentido de alcançarem maior notoriedade, entendendo o comportamento da população nas variáveis definidas por sexo, idade, escolaridade, renda e região de moradia. 


“A pesquisa traz um estudo sobre percepção de marcas no mercado londrinense capaz de contribuir com o direcionamento das empresas. Não gerenciamos o que não conhecemos”, destacou.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Pesquisa Top de Marcas Londrina revela as marcas mais lembradas na 28ª edição
Nesta sexta (24), a Folha de Londrina encarta a revista Top de Marcas para todo o Paraná
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade