A Polícia Federal (PF) de Londrina prendeu na manhã desta terça-feira (15) quatro homens que são acusados de integrar uma quadrilha de tráfico internacional de drogas que vinha agindo em três estados brasileiros (Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul). Mais um acusado ainda está sendo procurado pela polícia.
As detenções fazem parte da Operação Mascate que foi deflagrada em oito cidades brasileiras. No Paraná, a operação está sendo realizada em Curitiba, Pinhais, Piraquara, Fazenda Rio Grande, Londrina e Foz do Iguaçu. E em Santa Catarina, em Itajaí e no Mato Grosso do Sul, em Amambai. Após quase um ano de investigações, estão sendo cumpridos hoje 35 mandados de prisão preventiva e cerca de 50 mandados de busca e apreensão.
De acordo com o delegado chefe da PF de Londrina, Evaristo Kuceki, 15 policiais federais da cidade estão cumprindo cinco mandados de prisão e três mandados de busca e apreensão. "Além das três prisões, também foram apreendidos veículos e valores em dinheiro", informou o delegado. Os nomes dos detidos não estão sendo revelados pela PF.
Leia mais:
Vivi Xavier aumenta população em 44%; Cincão e Centro Histórico registram queda de moradores
Após resgate em Carlópolis, filhote de lontra recebe cuidados veterinários em Londrina
Instituto Não Me Esqueças lança campanha de Natal em Londrina
Forças de segurança vão intensificar policiamento do comércio londrinense no fim de ano
Segundo a PF, a quadrilha "importava" maconha e cocaína do Paraguai e distribuía em cidades paranaenses das regiões de Curitiba e Londrina e também em Itajaí, em Santa Catarina.
Durante a fase de investigações já foram realizadas várias prisões, em alguns casos em ação conjunta com a Força Samurai, da Polícia Militar do Paraná. Neste período, 15 pessoas foram flagradas, transportando 96 quilos de cocaína e 1,4 toneladas de maconha, ocasião em que 11 veículos e duas armas de fogo também foram apreendidos.
Na casa de um dos presos em Curitiba, nesta manhã, foi encontrada a quantia de R$ 89.700, além de 2 pistolas de calibre .380 sem registro.
Atualizada às 10h30