As alterações na proposta que regulamenta normas para a preservação e expansão das áreas verdes de Londrina foram repassadas à Câmara de Vereadores na manhã desta terça-feira (26). O projeto quer estabelecer uma diretriz única para facilitar a fiscalização e o cumprimento da lei.
O prefeito Alexandre Kireeff destacou, em entrevista coletiva, que o texto foi amplamente discutido e deve ser aprimorado na Câmara de Vereadores. "O plano se inicia em 2014, na melhor das hipóteses, porque nós vamos aprovar a legislação agora em 2013 e para que ele possa ser executado pela Sema [Secretaria Municipal do Ambiente] precisa ter a previsão orçamentária de recursos para 2014", afirmou.
O secretário Municipal do Ambiente, Cleuber Brito, destacou que o documento contempla normas em relação aos loteamentos. Agora, qualquer loteamento para ser aprovado precisa implantar e aprovar um plano de arborização. Segundo o secretário, o projeto "está em harmonia com o Código de Posturas e com o Plano Diretor".
Leia mais:
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Ministério Público recomenda à prefeitura de Londrina alterações no Parcelamento do Solo
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
"A gente tem hoje muitos problemas em razão de um acúmulo e de uma deformação da forma como a arborização era feita na cidade. Os conflitos em relação à calçada, em relação à rede elétrica, o sacrifício das árvores em relação aos equipamentos urbanos, postes, etc. São essas estruturas que têm que se adaptar a essa arborização e não o contrário", explicou Brito. (Com informações da rádio Paiquerê AM)