Londrina foi uma das 25 cidades brasileiras a organizar uma marcha contra a corrupção. Diferente de Brasília, que reuniu cerca de 20 mil pessoas, aqui a participação foi modesta. Cerca de 70 pessoas foram à Praça da Bandeira, no Calçadão de Londrina, para demonstrar a insatisfação com a política local.
Só nos últimos anos, o Ministério Público ofereceu ações criminais e cíveis contra o prefeito, secretários de governo e vereadores. Recentemente, a promotoria pública conseguiu identificar desvio de mais de R$ 600 mil da área da Saúde. A Operação Antissepsia terminou com 21 pessoas presas.
"Eu como cidadã consciente e preocupada com a situação política que a cidade vive, vim aqui mostrar minha indignação. Temos que ter a consciência de que nossa participação pode e deve ir além do voto", afirmou a professora universitária aposentada, Fernanda Candida Mendes.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
O presidente do Observatório de Gestão Pública de Londrina , Waldomiro Grade, refletiu sobre o assunto, já que a marcha reuniu uma pequena parcela da população. "A oportunidade nos faz pensar sobre um segundo problema: o que fazer para instigar o brasileiro a se manifestar e ser menos acomodado? Sabemos que a insatisfação é grande, mas pouca gente se mobiliza. Nós enquanto entidade, temos a obrigação de refletir e despertar o interesse democrático das pessoas", afirmou.
Para o professor universitário Robson Casagrande, a ocasião serve para chamar a atenção das pessoas e atraí-las para uma nova mobilização ainda maior. "Sabemos que a indignação é nacional. Londrina é uma cidade politizada e tem capacidade de reunir mais pessoas que são conscientes e contra a corrupção. O que falta é divulgação", garantiu (colaborou Thamiris Geraldini-Equipe Bonde).