Entidades londrinenses ligadas à causa de pessoas com deficiência vão intensificar campanhas de conscientização para dar condições de acessibilidade nas vias e passeios públicos do município.
Entre as principais ações do grupo está a adoção de uma campanha pública de conscientização de comerciantes e proprietários de terrenos, cujas calçadas em mau estado de conservação vêm causando dificuldades de locomoção e acidentes pessoais em pessoas com alguma deficiência.
Já que a data de 3 de dezembro foi instituída como o "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência", em Londrina esse dia também será utilizado para a campanha de acessibilidade.
Leia mais:
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina
As entidades deverão buscar apoio de voluntários e estudantes para neste dia realizar a distribuição de material educativo e técnico sobre a questão, invocando inclusive a legislação em vigor no município. A decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira, em reunião na Câmara de Vereadores.
Na reunião, convocada pelo gabinete da vereadora Márcia Lopes (PT) para discutir a correção das calçadas em Londrina, comprovou-se a falta de cumprimento da legislação vigente.
Segundo o site da prefeitura, o artigo 154 do Código de Posturas do Município (lei número 4.607, de 17 de dezembro de 1990), deixa claro a responsabilidade de proprietários de terrenos na construção e conservação de calçadas.