A Prefeitura de Londrina, através da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), vai implantar a coleta seletiva no Jardim São Jorge e no Horizonte I e II, região norte da cidade. A partir de terça-feira (9), cerca de 1.200 famílias da região serão beneficiadas com o programa.
Para a instalação da coleta, na segunda-feira (1), pela manhã, será realizada uma reunião técnica com os profissionais da CMTU, da Coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde e da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab) e também os cooperados da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Londrina (Cooper região), antiga Coopersil. A intenção é treinar o grupo que vai orientar a população. Na terça-feira (2), às 9h, o grupo de profissionais vai até os bairros para explicar o funcionamento da coleta seletiva aos moradores da região.
De acordo com a coordenadora da coleta seletiva, Eliene Moraes, a partir da implantação da coleta seletiva no São Jorge, Horizonte I e II, toda a cidade passa a contar com este serviço. "Estas regiões não eram contempladas com a coleta seletiva, porque não havia um local adequado para o envio do material recolhido. Com a entrega do barracão de reciclagem do Horizonte II, isso se tornou possível. A partir de terça-feira (9), todos os bairros da cidade contarão com a coleta seletiva."
Leia mais:
Veja o funcionamento dos serviços municipais durante o aniversário de Londrina
FEL oferta aulas gratuitas de treinamento funcional em Londrina
Banda Essence se apresenta nesta sexta na Concha Acústica em Londrina
Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira
Os 23 cooperados da Cooper região, que trabalham no entreposto norte B, são os responsáveis pela coleta nas residências. Ao todo, a cooperativa conta com 206 profissionais. Todas as terças-feiras, a partir das 8h, os cooperados passarão recolhendo os sacos verdes com os materiais recicláveis e entregarão novos para serem utilizados na semana seguinte. Os produtos recolhidos são enviados ao barracão, onde passam pela triagem e separação. Por fim, os materiais são vendidos para empresas da região.