A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) recolheu, até a primeira quinzena de agosto, mais de 45 mil pneus inservíveis como parte do programa ''Rodando Limpo''. O programa é fruto de uma parceria entre a prefeitura, a empresa BS Colway Pneus, de Curitiba, e a Petrobrás. A meta é recolher cem mil pneus até o final do ano.
O 'Rodando Limpo' paga R$ 0,20 por pneu usado de carros de passeio e R$ 0,35 por pneu de veículo utilitário que são depositados no aterro sanitário e depois transportados até a BS Colway Pneus. Após triturados, são levados até a usina de xisto pirobetuminoso da Petrobrás, em São Mateus do Sul. Na usina, os pneus são processados em conjunto com o xisto, resultando no aumento da produção de gás e óleo combustível.
Além de promover a limpeza de fundos de vales e terrenos baldios, o programa também é um eficiente aliado no combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Isso porque os pneus velhos acumulam água e são um dos criadouros das larvas do mosquito, que também pode transmitir a febre amarela urbana. Londrina é a terceira cidade do Brasil a trabalhar nessa parceria, que até então envolvia apenas Curitiba e Joinville (SC).
Leia mais:
Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira
Proposta de transferir UPA Sol para Mater Dei 'emperra' e desfecho fica para 2025
Atores voltam ao Calçadão de Londrina para gravar 'Assalto à Brasileira'
Obras afetam abastecimento de água em bairros da Zona Oeste de Londrina e Leste de Cambé
*Leia mais na edição desta sexta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.