Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Londrina

Prefeitura envia projeto à Câmara para acelerar novo convênio com a Sanepar

Redação Bonde com N.Com
01 fev 2016 às 19:56

Compartilhar notícia

- Ricardo Chicarelli/Equipe Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Executivo protocolou, na tarde desta segunda-feira (1), na Câmara Municipal de Londrina um projeto de lei que autoriza o Município a estabelecer um convênio de cooperação com o Governo do Paraná e, posteriormente, firmar um Contrato de Programa com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

"Nossa expectativa é de que esse projeto seja aprovado pela Câmara de Vereadores porque, através desse convênio com o Governo do Estado, poderemos regularizar a questão de prestação de serviços de saneamento e abastecimento do município de Londrina", disse o prefeito Alexandre Kireeff.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o Assessor Executivo para Assuntos Especiais, Carlos Alberto Geirinhas, existe um ritual com relação à assinatura do contrato. Primeiramente, precisa-se encaminhar à Câmara a Lei Autorizativa, para que o Município possa estabelecer com o governo do estado a gestão associada, a fiscalização e o serviço de abastecimento de água e esgoto, através de convênio de cooperação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Modernização

Londrina Iluminação completa dez anos nesta terça

Imagem de destaque
Evento da educação

Com entrada gratuita, Londrina Mais Histórias começa nesta quinta no Parque Ney Braga

Imagem de destaque
Diversos setores e perfis

Londrina conta com mais de 500 oportunidades de emprego nesta semana

Imagem de destaque
De 1987

Começam as gravações do filme sobre assalto ao Banestado de Londrina


"Há a necessidade de termos a lei autorizativa, onde estão previstas as principais condições para o abastecimento de água e esgoto, para então podermos assinar o Convênio de Cooperação com o estado e o Contrato de Programa propriamente dito. O Contrato de Programa é assinado pelo prefeito e pelo governador", disse.

Publicidade


A minuta do Contrato de Programa será discutida em audiência pública, quando serão apresentadas as principais metas, os detalhes sobre os bens, a delegação de serviços, os direitos e deveres contratuais, os aspectos do programa que será firmado, as tarifas que serão cobradas, as diretrizes que a empresa deverá seguir e as principais premissas acordadas entre as partes.


Geirinhas explicou também que o estudo técnico realizado pelo município, durante três meses, também fará parte do Contrato de Programa como anexo. Isto é importante, pois o acordo deverá perdurar por 30 anos, com direito à revisão contratual a cada quatro anos. "Em 30 anos muita coisa muda. Por isso, a cada quatro anos, ele poderá ser ajustado, pois estará vinculado ao Plano Municipal de Saneamento Básico. Garantiremos, assim, bons serviços a tarifas convincentes".

Publicidade


A expectativa do município é que em no máximo 40 dias, sejam finalizados os trâmites burocráticos e o contrato possa ser firmado.


Plano Municipal de Saneamento Básico - O Executivo protocolou também a revisão quadrienal do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Através da revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico nos serviços de "abastecimento de água potável e esgotamento sanitário", foram inclusas algumas alterações e melhorias que a nova prestadora do serviço de saneamento deverá implantar em Londrina.

Publicidade


Nos serviços de "drenagem e manejo das águas pluviais urbanas" estão contidas nas metas do plano a construção de galerias pluviais, correção de insuficiências e deficiências nesse sistema, recuperação e revitalização de áreas verdes, entre outras ações.


Já em ações de "limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos" foi incluído o projeto do Lixo Zero, já apresentado em audiência pública. Com isso, o município pretende coletar e destinar corretamente 100% dos resíduos.


Para se chegar às alterações, o município realizou audiências públicas, em que a população pôde encaminhar dúvidas, críticas e sugestões. O documento ainda está disponível no site da Prefeitura e pode ser acessado através do http://goo.gl/vBr5Bp. O plano municipal contempla todas as áreas relacionadas ao abastecimento de água e esgoto, incluindo a Lei Autorizativa.

Outros projetos – O Executivo protocolou também, nesta segunda-feira (1), na Câmara Municipal de Londrina, os seguintes projetos de lei: alteração na Lei Municipal nº 11.348 de 25 de outubro de 2011, que regulamenta o plano de seguridade social do servidor público do Município de Londrina, com a segregação de massas do Fundo Financeiro e Fundo Previdenciário da CAAPSML; concessão de uso do Estádio do Café; reforma administrativa da Secretaria Municipal de Política para as Mulheres, de Direitos Humanos e da Pessoa Idosa; alterações na Lei Municipal de Parcelamento do Solo Urbano para o cálculo da demanda escolar nos novos loteamentos; e Ficha Limpa aos conselheiros municipais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo