08/05/21
PUBLICIDADE
Novo decreto

Prefeitura estabelece escalas de horários para atividades produtivas em Londrina

Vitor Struck/Grupo Folha
Vitor Struck/Grupo Folha


A Prefeitura de Londrina publicou o Decreto Nº 431 nesta quarta-feira (14) que estabelece horários escalonados para início e encerramento de atividades produtivas e econômicas na cidade.


Conforme o novo decreto, os estabelecimentos de comércio de rua deverão adotar obrigatoriamente horário de funcionamento de segunda e sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 9h às 18h.

Já os estabelecimentos de prestação de serviços (profissionais liberais e autônomos) deverão adotar obrigatoriamente horário de funcionamento e atendimento de segunda a sábado, das 8h às 17h. Essa determinação não vale para estabelecimentos e profissionais da área da saúde.

O decreto estabelece ainda que as indústrias deverão adotar o horário de início das atividades no máximo às 7h. As empresas e profissionais da construção civil deverão adotar o início às 7h30.

De acordo com o Art. 6º, os horários previstos para início e encerramento de cada atividades deverão ser rigorosamente obedecidos para eivtar a concentração e aglomeração de pessoas, principalmente em terminais, pontos e veículos do transporte coletivo. Lembrando que as medidas valem também para o funcionamento interno dos estabelecimentos.

As infrações poderão ser notificadas à Secretaria Municipal de Fazenda, pelo Núcleo de Proteção e Defesa do Consumidor, pela Diretoria de Vigilância Sanitária, Guarda Municipal de Londrina, e pela Polícia Militar do Estado do Paraná. As autoridades competentes poderão ainda interditar o estabelecimento que não cumprir as regras.

O decreto será publicado na edição desta quarta-feira do Jornal Oficial.

Decreto Estadual

Lembrando que o Governo do Estado publicou nesta terça-feira (13) o decreto 7.320/2021, que diminuem o período de proibição de circulação e estendem o horário em que restaurantes e shopping centers podem permanecer abertos ao público. O texto já está em vigor e segue até o dia 30 de abril.

O toque de recolher, que começava às 20h, terá início às 23h, terminando às 5h do dia seguinte. Não se aplicam a essa regra profissionais e veículos vinculados a atividades essenciais, que não têm restrição de dias e horários.

Outra mudança estabelecida pelo decreto foi a extensão de três horas no funcionamento de restaurantes, bares e lanchonetes, que poderão abrir ao público das 10h às 23h, de segunda a sábado, com ocupação máxima de 50%. Fora desses dias e horários poderão atender na modalidade de delivery.

Os shopping centers estão autorizados a abrir ao público das 11h às 22h, de segunda a sábado, com limitação de 50% de ocupação. Restaurantes, bares e lanchonetes que funcionam nesses locais poderão funcionar até 23h, seguindo determinação do novo decreto.

As academias seguirão as regras do comércio não essencial, com funcionamento de segunda a sexta-feira até 22h e com 30% de ocupação. A diferença é que poderão abrir mais cedo, a partir de 6h.

Veja o texto completo aqui.
Redação Bonde
Continue lendo
1,1 milhão de contemplados

INSS paga revisão do artigo 29 de 2021 em lote de R$ 925 milhões

07 MAI 2021 às 18h00
Reflexos da crise

Bancos projetam aumento de inadimplências nos próximos meses

07 MAI 2021 às 17h46
Nesta sexta

Três homens morrem durante confronto com a PM na PR-170

07 MAI 2021 às 17h36
Quer economizar?

População pode se cadastrar para receber desconto no pedágio de Arapongas

07 MAI 2021 às 16h40
De vendedor a eletricista

Sine de Rolândia oferta empregos em 38 funções

07 MAI 2021 às 16h22
Dia das mães especial

Mulher dá à luz trigêmeos no HU de Londrina e completa sete filhos

07 MAI 2021 às 16h00
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados