Após uma tempestade intensa que causou alagamentos em pontos da cidade, as pancadas de chuvas devem surgir nesta terça-feira (30) em Londrina. Porém, segundo a agrometeorologista do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), Heverly Morais, o volume hídrico esperado para esta tarde é variável, podendo ser elevado em algumas regiões, mas fraco em outras.
Conforme a pesquisadora, o sol brilha durante grande parte do dia, mas é expulso pela concentração de nuvens vespertinas. O calor atinge os 29ºC, e os registros mínimos ficaram em 17,9ºC.
O IDR espera a chegada de uma massa de ar menos aquecida no norte paranaense durante a quarta-feira (31). O fenômeno vai causar o primeiro resfriamento do outono, deixando as temperaturas máximas em 29ºC. Esse índice continua até sexta-feira (02).
Leia mais:
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Prefeito de Londrina entrega título de Cidadão Honorário a Oswaldo Militão
Sarau une poesia e crônica para celebrar os 90 de Londrina nesta sexta
Anne Moraes presta depoimento após Polícia Ambiental encontrar ossadas de animais na ADA
Variação hídrica
A meteorologista destaca que a zona sul e o centro de Londrina foram as regiões mais afetadas pelo recente temporal. Foram quatro horas contínuas de chuva que acumularam 138,4 milímetros, superando em um único período o volume esperado para todo este mês (137,6 mm). Com isso, março registrou, até agora, 253 mm.
No entanto, a pesquisadora relembra que esse dado é geograficamente variável. Por exemplo, foram registrados apenas 20 mm chuvosos no distrito da Warta durante a última tarde.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.