Ação conjunta é um dos princípios do cooperativismo. Por meio do projeto educativo da Unimed Londrina, alunos da rede municipal de Ensino estão aprendendo, na prática, como a união de esforços é essencial no desenvolvimento e os efeitos de tarefas coletivas.
Identidade de propósitos e interesses, contribuição voluntária e objetiva também integram os princípios do cooperativismo para a conquista de resultados comum a todos.
Em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o programa em ação desde o ano passado contempla a formação completa para professores sobre princípios e valores do cooperativismo, bem como a aplicação deles aos estudantes - por meio do Cooperjogo: jogo educativo que aborda temas como cooperativismo, empreendedorismo, educação financeira e ambiental.
Leia mais:
Fórmula Truck confirma etapa em Londrina em novembro de 2025
Passarela de Natal no lago Igapó em Londrina ultrapassa 50 mil visitantes
Câmara de Londrina veta transposição do Vale dos Tucanos
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Idealizado e patrocinado pelo Sescoop e inserido no cronograma de ações da Unimed Londrina, o programa Cooperjovem está atuando em quatro escolas municipais da região neste ano.
A última a aderir foi a Escola Municipal Jadir Dutra, localizada no Patrimônio Selva (Zona Rural) e que, neste mês, formou professores para aplicar o programa aos estudantes.
Segundo a Coordenadora Pedagógica da unidade, Angela Rosa Benis Garcia, projetos interdisciplinares são recebidos com ânimo por alunos e educadores, principalmente pelo fato de a escola oferecer o ensino em período integral. Assim, sempre busca desenvolver projetos com as turmas e este tem sido enriquecedor.
"Eles passam por diferente fases nos jogos, cada um tem a sua função a ser executada e se sentem valorizados", comenta.
A escola tem na direção Celia Maria de Faria e neste primeiro ano de participação, estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental realizam a atividade bastante motivados. "Eles passam oito horas na escola e formas diferentes de trabalhar e aprender contribuem muito para o desenvolvimento", expõe a coordenadora.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: