Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dicas

Procon de Londrina orienta sobre compras pela internet

N.com
03 jun 2020 às 14:40
- N.com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A procura pelo comércio eletrônico tem aumentado exponencialmente durante a pandemia do novo coronavírus, já que esta modalidade permite que o consumidor adquira produtos sem sair de casa e, consequentemente, sem se expor ao risco de infecção. Por conta disso, o Procon Londrina elaborou algumas dicas para que os consumidores possam fazer compras com segurança no ambiente virtual e se prevenir de possíveis fraudes.

Um das dicas é fazer compras em lojas virtuais de confiança, buscando indicação de amigos e familiares ou de outros compradores. Também é aconselhável dar preferência para lojas que têm popularidade entre o púbico. O consumidor também deve ficar atento se o site é seguro, verificando se ele conta com o ícone de um cadeado, fixado na barra de endereço do navegador. O consumidor não deve digitar suas informações em páginas que não tenham este ícone.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o diretor-executivo do Procon Londrina, Gustavo Richa, outra dica é verificar se a loja virtual possui canais de atendimento ao cliente, se fornece informações como CNPJ, endereço, telefone e contato do SAC. "Caso suspeite da idoneidade da loja, o consumidor pode ligar para o SAC e solicitar os dados cadastrais da mesma. Também é possível verificar se há muitas queixas contra a loja, fazendo uma pesquisa pela internet ou mesmo no Procon”, afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aprovado em primeira votação

Reajuste: Agentes de saúde e endemias de Londrina vão receber acima do piso nacional

Imagem de destaque
Cardiologista orienta

Cardíacos precisam de cuidado redobrado com a dengue; Londrina teve aumento de mortes

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Sábado de Aleluia

Segunda bênção aérea sobre Londrina terá participação de sacerdotes da Rádio Alvorada


O Procon Londrina aconselha, ainda, evitar fazer compras e fornecer dados pessoais em computadores púbicos, pois as máquinas podem conter vírus e causar problemas, como o repasse de informações. Ler a Política de Privacidade da empresa também é fundamental para saber as formas de pagamento disponíveis, prazo de entrega e a política de troca e devolução de produtos.

Publicidade


O consumidor pode se arrepender de uma compra feita pela internet. Esse direito é garantido no art. 49 do CDC (Código de Defesa do Consumidor), que diz que o consumidor pode desistir do contrato no prazo de sete dias, a contar do recebimento do produto ou serviço, desde que a compra/contratação do produto/serviço seja feita fora do estabelecimento comercial. "O CDC permite esse direito ao arrependimento da compra com a intenção de proteger o consumidor que se encontra vulnerável nessa relação de consumo, tendo em vista que ele não teve contato com o produto na hora da compra”, explicou Richa.


Denúncias


Os consumidores que se sentirem lesados por compras feitas pela internet podem entrar em contato com o Procon-LD, pelos telefones 3372-4820, 3372-4823, 3372-4824, 3372-4825, 3345-0272 e 3345-0396, pelo e-mail [email protected] ou na página do PROCON na rede social Facebook, no endereço eletrônico https://www.facebook.com/ProconLd/.

A população também pode se dirigir pessoalmente até a sede do órgão, que fica na rua Piauí, 1.117, mediante agendamento de horário pelos mesmos telefones e e-mail. Cada pessoa está sendo atendida com horário marcado, para evitar aglomerações, devido à pandemia do novo coronavírus. Por isso, a entrada de companheiros está proibida. O local funciona de segunda a sexta, das 9 às 15 horas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade