Além das regras usuais de consumo, como a verificação das condições dos produtos e a exigência de notas fiscais e termos de garantia, preenchidos corretamente, pequenos cuidados podem evitar incômodos desnecessários, bem como diminuir despesas com a compra do material escolar dos filhos, aliviando vários gastos de início de ano.
De acordo com Flávio Henrique Caetano de Paula, coordenador do Núcleo Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) de Londrina, algumas dicas para os pais seguirem ao adquirir o material escolar são necessárias. Em primeiro lugar, é importante comparar preços e estar atento a descontos e liquidações. Outra prática importante, e pouco comum, conforme o coordenador, é tentar reutilizar produtos que foram comprados na série anterior do aluno e que podem estar em boas condições.
Por último, Flávio Caetano orientou que mais uma opção para os pais é a formação de grupos para comprar em quantidade maior, o que possibilita negociar preços mais baixos, aumentando o poder de barganha.
Leia mais:
Rompimento de rede prejudica abastecimento no distrito Guaravera em Londrina
Palestra nesta quarta em Londrina aborda cuidados com idosos com demência
Biblioteca Pública Municipal de Londrina terá encontros de meditação a partir desta quarta
Economia Solidária de Londrina lança linha de Natal nesta terça-feira
De acordo com informações do Núcleo de Comunicação da Folha de Londrina, só haverá fiscalização em estabelecimentos que vendem materiais escolares em caso de denúncia. O Procon dará toda a assistência necessária aos consumidores que se sentirem prejudicados com alguma compra enganosa.