Revogada lei (4/2009) que determinou doação de área à Sanepar para construção de central de tratamento de esgoto na Gleba Cafezal, zona sul de Londrina. A estação Esperança, como foi denomina pela companhia, seria construída às margens do ribeirão Cafezal e a 200m de residências.
Cerca de 200 famílias vivem no Conjunto de Chácaras São Miguel. Há meses a população tenta impedir a instalação da central. Muitos moradores são hostifrutigranjeiros e utilizam a águas do manancial para abastecimento e irrigação de frutas e verduras.
A revogação foi baseado nos danos que a central poderia causar aos moradores, por estar em área de expansão urbana, pela falta de Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA), por não respeitar distância mínima de residências (cinco mil metros). A revogação da doação da área foi aprovada por unanimidade.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
O dinheiro para a obra já estava empanhado junto ao governo federal. A obra inscrita no PAC destina R$ 32 milhões (entre construção da central e de rede de esgoto em vários bairros da região sul). A Sanepar vai pedir novo estudo de área ao IAP.