O projeto de extensão “Correndo contra o câncer”, da UEL (Universidade Estadual de Londrina), está com inscrições abertas para novos participantes.
A ação tem como público-alvo pessoas que têm ou tiveram câncer, e busca trabalhar com exercícios físicos visando aumento da força muscular e melhora do equilíbrio, coordenação motora e capacidade cardiorespiratória.
O coordenador do projeto e professor da UEL, Rafael Deminice, explica que a iniciativa surgiu a partir da necessidade de criar um ambiente propício e seguro para a prática de exercícios para esse público.
Leia mais:
Fórmula Truck confirma etapa em Londrina em novembro de 2025
Passarela de Natal no lago Igapó em Londrina ultrapassa 50 mil visitantes
Câmara de Londrina veta transposição do Vale dos Tucanos
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
“A grande maioria das pessoas relatava que não se sentia bem naqueles espaços [de exercícios da cidade], não se sentia segura ou mesmo não sabia que podia fazer exercícios mesmo estando em tratamento oncológico, fazendo quimioterapia, radioterapia ou depois de uma cirurgia”, explica Deminice.
O professor destaca que os estudos entre cânceres e exercícios físicos já ocorrem há mais de dez anos, e que há benefícios amplos para a saúde.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: