Um projeto de lei que tramita na CML (Câmara Municipal de Londrina) quer a desapropriação de imóveis abandonados na cidade. O texto n° 51/2024 é assinado por Roberto Fú (sem partido). A classificação de “abandono”, segundo o PL, se refere aos espaços “tomados por lixo, entulho ou mato há mais de dois anos”.
A ideia é que o Executivo faça a vistoria e, se constatada a insalubridade por abandono, o proprietário seja notificado para, em 15 dias, realizar a limpeza, conservação e manutenção. Passado esse prazo, o Executivo poderá desapropriar o imóvel e realizar a “adequada destinação da área”, levando em conta a função social.
O vereador argumenta que Londrina tem uma grande quantidade de imóveis abandonados, o que traz transtornos e insegurança para a população. Muitos desses espaços, ressalta, acabam se tornando mocós, sendo ocupados por usuários de drogas.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
“Vale salientar que a maioria desses imóveis são terrenos adquiridos por especuladores que acabam abandonando os mesmos, esperando uma valorização, mas a vizinhança não é obrigada a conviver com mato alto e a proliferação de insetos nocivos e de animais peçonhentos, pois esses imóveis praticamente acabam se tornando verdadeiros lixões a céu aberto, favorecendo a inclusive a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão de dengue”, diz a justificativa.
CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA: