Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Investigação

Quatro homens são assassinados no PR com suspeita de homofobia

Vitor Ogawa - Grupo Folha
09 mai 2021 às 19:17
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Marcos Vinício Bozzana da Fonseca, David Levisio, Lindolfo Kosmaski e Robsom Paim. Estes são os nomes dos quatro jovens que foram assassinados nos últimos 19 dias no Paraná, três deles na capital paranaense e outro em São João do Triunfo (Campos Gerais). Os quatro casos podem estar relacionados a crimes de homofobia e, se confirmados, não são uma exceção. Os relatórios anuais do Grupo Gay da Bahia mostram que entre 2015 e 2019 (último relatório publicado) foram registradas 84 mortes no Estado, o que equivale a 21 mortes por ano. Somente em Curitiba foram registradas cinco mortes em 2019.


Segundo Toni Reis, diretor presidente da Aliança Nacional LGBTI+, já houve em Curitiba um assassino em série que matou 12 pessoas LGBT em 2012 e que foi detido. "Mas o modo de agir desses últimos casos é muito parecido com o que ocorreu naquela época. Nossa área jurídica já esteve falando com o delegado dos casos atuais e as forças de segurança já estão fazendo um alerta para toda a comunidade LGBT. A LGBTfobia sempre existiu, mas agora a gente deve ter cuidado redobrado”, destacou. Em outubro do ano passado, Reis recebeu 97 mensagens com a suástica nazista em seu celular e também sofreu invasões de reuniões por meio de grupos de WhatsApp.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


"A gente está atento. A Aliança cuida desse assunto no âmbito nacional e as organizações locais cuidam disso junto à comunidade de Curitiba. Todas pedem para redobrar os cuidados. Pela Aliança temos a iniciativa chamada Cumpra-se, com o MPPR (Ministério Público do Estado do Paraná). Todos devem estar unidos para ajudar a população a se cuidar. É um problema sério. Temos um setor da sociedade que possui esse discurso de ódio e ele está na fala de alguns líderes religiosos. São eles que ‘afiam a faca’ em seus sermões com essa propensão ao ódio”, declarou Reis.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sessão gratuita

Projeto Cinema e Psicanálise exibe “Anatomia de Uma Queda” nesta segunda-feira

Imagem de destaque
Meia entrada custa R$ 10

“Cinema é uma Droga Pesada” chega nesta segunda-feira na tela do Cine Teatro Ouro Verde

Imagem de destaque
Cultura

Mostra de dança reúne público em shopping de Londrina no final de semana

Imagem de destaque
Quebra da barreira cultural

Artista plástico londrinense tem obra exposta em lodge britânico



LEIA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade