Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fluxo grande de visitantes

CMTU credencia ambulantes para a venda em cemitérios no Dia das Mães

Redação Bonde com N.Com
19 abr 2024 às 19:02
- Emerson Dias/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O prazo para credenciamento dos interessados na comercialização no entorno dos cemitérios públicos de Londrina durante o Dia das Mães começa nesta segunda (22). Serão permitidas as vendas de flores naturais, velas, fósforos, água mineral e refrigerante em lata, caldo de cana, salgados e pastéis. 


Atrás apenas do Dia de Finados, a data é considerada a segunda maior em atração de visitantes aos túmulos e pode representar oportunidade de trabalho e renda aos vendedores ambulantes que atuam na cidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O período de cadastramento dos comerciantes será finalizado às 17h do dia 26 e, para pleitear um dos 370 lugares disponíveis, os requerentes precisam procurar a sede administrativa da CMTU, que fica na rua Professor João Cândido, nº 1.213. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Patrocínio insuficiente

Associação encerra contrato e FILO 2024 será reagendado para dezembro

Imagem de destaque
"Chuva gerou atrasos"

Reforma do alambrado do Parque Arthur Thomas ganha prazo extra de dois meses

Imagem de destaque
Nesta manhã

Com 5ºC, Londrina registra o dia mais frio do ano nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Solidariedade

Rede de mulheres sambistas de Londrina se mobiliza pelo Rio Grande do Sul


A documentação exigida para a inscrição é composta de requerimento de participação preenchido e assinado; cópia da cédula de identidade e CPF ou carteira de motorista; comprovante de residência e, para a venda de itens alimentícios, cópia da licença sanitária em nome do solicitante.

Publicidade


Os valores a serem pagos pela exploração comercial das vagas demarcadas nas calçadas dos cemitérios somam R$ 195,62. No montante, que dá direito à realização das vendas nos dias 10, 11 e 12 de maio, estão embutidas as taxas de licença de comércio ambulante e de ocupação de áreas públicas para espaços de 2 m². 


De acordo com o diretor de Operações da CMTU, Álvaro do Nascimento, além de gerar trabalho e renda às pessoas que atuam no comércio ambulante, a abertura do edital visa dar transparência aos processos de ocupação das áreas de uso coletivo no município. 

Publicidade


Outro aspecto positivo do chamamento, segundo ele, é a chance de oferecer comodidade a quem for prestar homenagem às mães que já se foram. “Com a possibilidade de adquirir flores ou fazer uma refeição nos próprios cemitérios, os visitantes não precisarão gastar tempo com deslocamentos extras”, pontua.


Publicidade

Em primeiro lugar no número de espaços ofertados, o cemitério Padre José de Anchieta, no Jardim Ideal, oferece 130 vagas. Na sequência vem o São Pedro, no Centro, com 90; o Jardim da Saudade, na avenida Saul Elkind, com 70; e o João XXIII, no Jardim Higienópolis, com 60. Localizado no Conjunto do Café, o cemitério São Paulo conta com 20 lugares para acomodação dos comerciantes.


Entre as obrigações dos vendedores selecionados está a necessidade de manter as áreas limpas durante todo o período de atividades. Eles também não poderão comercializar bebidas alcoólicas, produtos derivados do tabaco, flores artificiais e artesanais – que favorecem o acúmulo de água parada e a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e da febre amarela.


O diretor Álvaro do Nascimento lembra que, no decorrer dos dias trabalho, agentes de Posturas da CMTU irão percorrer os cemitérios para coibir o comércio ambulante irregular. Os fiscais farão abordagens a pessoas não autorizadas a vender, e quem eventualmente insistir na conduta poderá ser autuado e ter as mercadorias apreendidas. “A fiscalização está prevista na legislação municipal e serve para que o poder público tenha controle sobre os locais e os produtos oferecidos à população”, destaca.


Para tirar dúvidas sobre o processo de credenciamento, os interessados podem entrar em contato com a Coordenadoria de Espaço Público da CMTU. O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e atende no telefone (43) 3379-7922, assim como através do e-mail [email protected].


Imagem
Frente fria permanece sobre Londrina e final de semana deve ter temperaturas baixas
Londrina deve ter um final de semana com tempo limpo e baixas temperaturas, conforme mostram os dados do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade