Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Para mudanças

Retirado de pauta projeto que trocava nome de Senna no Autódromo de Londrina

Guilherme Batista - Redação Bonde
01 abr 2014 às 19:04

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O vereador Gustavo Richa (PHS) retirou de pauta por tempo indeterminado o projeto de lei, de autoria dele, que previa mudanças no nome do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina. O parlamentar pretendia trocar o nome de Senna pelo do idealizador do circuito, Carlos Alberto Colli Monteiro. A iniciativa ganhou repercussão na cidade após reportagem veiculada pelo Bonde no início da tarde de segunda-feira (31).

Os vereadores tinham a intenção de discutir o parecer contrário da Comissão de Justiça ao projeto na sessão desta terça-feira (1º) da Câmara Municipal de Londrina. Antes disso, porém, Richa pediu a suspensão dos trabalhos para que os vereadores ouvissem o membro do grupo Londrina Memória Viva, Celso Kagawa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Precisamos manter a memória da nossa cidade", ressaltou o historiador. Ele também destacou que a troca de nomes não iria trazer nenhum tipo de demérito a Ayrton Senna. "Temos em mãos uma grande oportunidade de homenagear uma pessoa que levou o nome de Londrina para todo o país e batalhou pela construção do autódromo".

Leia mais:

Imagem de destaque
Edital aberto

Apesar dos problemas na rodoviária de Londrina, comerciantes desaprovam concessão pública

Imagem de destaque
Zona leste

Feto é encontrado nas grades de limpeza de estação de tratamento da Sanepar em Londrina

Imagem de destaque
Gravações em Londrina

Longa inspirado no histórico assalto ao Banestado terá Murilo Benício e Christian Malheiros no elenco

Imagem de destaque
De passagem pela cidade

Filho de autor de atentado em Brasília presta depoimento à PF em Londrina


Gustavo Richa também usou a palavra para criticar o parecer contrário da Comissão de Justiça do Legislativo, que considera o projeto de lei inconstitucional. "A Lei Orgânica do Município prevê que é vedado ao poder público alterar os nomes dos próprios públicos, salvo para correções ou adequações, que é o que estamos tentando fazer".

Publicidade


Ele também citou trecho da legislação municipal que proíbe a existência de "nomes em duplicata" entre os espaços públicos. "Ayrton Senna dá nome ao autódromo e também a uma avenida. Causaria mais transtornos para a cidade trocar o nome do circuito ou da via?", questionou o parlamentar. "Não temos a pretensão de apagar da memória do londrinense a importância de um ídolo nacional como Ayrton Senna, mas é preciso reconhecer a importância de Beto Monteiro na idealização do autódromo", completou, lembrando que o ex-piloto morreu no dia 8 de janeiro, aos 58 anos.


As explanações do vereador em plenário foram seguidas por mais um pedido de suspensão dos trabalhos na Câmara. A vereadora Elza Correia (PMDB) solicitou que o caso fosse discutido a portas fechadas na sala da presidência do Legislativo. A reunião durou cerca de uma hora.

Richa resolveu retirar o projeto de pauta após a discussão. Ele afirmou que pretende apresentar um substitutivo à iniciativa nas próximas semanas. O vereador deve esquecer a proposta de trocar o nome do autódromo e focar a homenagem a Beto Monteiro em uma curva ou estrutura do circuito.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo