Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Inclusão no Lote 3 do pedágio

Reunião com ministro dos Transportes sobre Contorno Leste será no dia 7 de fevereiro

Douglas Kuspiosz - Especial para a Folha
22 jan 2024 às 09:00
- Gustavo Carneiro/Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A reunião entre lideranças da região de Londrina e o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), está marcada para o dia 7 de fevereiro. Será a oportunidade de discutir a inclusão do Contorno Leste de Londrina no Lote 3 do pedágio. 


A informação foi confirmada à FOLHA neste domingo (21) pelo deputado estadual Tercílio Turini (PSD).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Acredito que o governo [federal] já tenha um posicionamento, já tenha o convencimento. Tomara que o ministro dê uma declaração pública dizendo que a obra está garantida, que está definida”, diz Turini, reforçando que “o momento é agora” para resolver essa questão. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Empoderamento

Atividade com ‘crespinhos’ abre a terceira Mostra Cultural do Black Divas neste sábado

Imagem de destaque
Confira a programação

Londrina vai promover ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Imagem de destaque
Veja a programação

Londrina vai sediar o ''Pint of Science 2024'' de 13 a 15 de maio

Imagem de destaque
29 mortes

Londrina: número de mortes por dengue nos cinco primeiros meses do ano é o mesmo de todo 2023


“Depois que for feita a licitação e assinado o contrato, não tem mais como mexer nessa questão da concessão.”

Publicidade


O deputado ressalta que, no seu ponto de vista, o melhor seria colocar o Contorno Leste no Lote 3, mas que o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, por exemplo, já falou em colocar no Lote 4 - que já prevê o Contorno Norte de Londrina.


“Vamos fazer essa discussão, porque já tinha uma manifestação anterior do ministro que seria incluído no Lote 3”, argumentando que o Lote 3 não está “tão sobrecarregado” e que, portanto, poderia receber o contorno. “Mas, para nós, o importante é que a obra seja incluída. Não podemos perder essa oportunidade”.

Publicidade


A mobilização regional pela obra ocorre porque será uma relevante intervenção para a região de Londrina. Com cerca de 23 quilômetros de extensão, vai da PR-445, na chegada de Curitiba, até a BR-369, na divisa entre Londrina e Ibiporã.


O que pode pesar a favor da obra nessa discussão é a duplicação da PR-445, que será concluída pelo governo do Estado, e o acordo feito para o Contorno de Arapongas, saindo das obrigações da futura concessionária.

Publicidade


“O governo federal, através do Ministério dos Transportes, pode fazer esses ajustes enquanto [os lotes] estão sendo analisados. O TCU, de modo geral, demora alguns meses para fazer toda a análise”, acrescentando que a ida dos deputados estaduais, federais e do prefeito Marcelo Belinati (PP) a Brasília será importante para a “reafirmação do Contorno Leste”. “Estávamos aguardando desde o final do ano passado”.


RAMAL FERROVIÁRIO

Publicidade


Além de reivindicar a realização do Contorno Leste, as lideranças devem colocar em pauta a paralisação do ramal ferroviário entre Londrina e Ourinhos (SP)


A concessionária Rumo desativou o trecho com a justificativa de falta de demanda comercial. Turini, ao lado do deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD), pediu providências à ANTT sobre a suspensão do ramal. “É um assunto que vamos debater no dia 7”.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Reunião com Renan Filho sobre Contorno Leste será no dia 7 de fevereiro
Turini afirma que, além da inclusão da obra no Lote 3, as lideranças devem discutir o fim do ramal ferroviário entre Londrina e Ourinhos
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade