A criação de um atlas que irá esmiuçar os dados das microbacias do município. Este será o próximo passo do programa ambiental "Rio da Minha Rua", apresentado no último dia 23 de novembro pelo prefeito Nedson Micheleti e que tem como objetivo fazer o londrinense conhecer a bacia hidrográfica de sua região, ajudando a preservá-la. A informação foi passada pelo secretário municipal do Ambiente (Sema), Gerson da Silva.
Ele explicou que a Sema iniciou este mês um trabalho de coleta de dados, para que as microbacias sejam apresentadas de maneira bem mais específica. "Estamos coletando informações, fotos, pontos de referências, além de outros aspectos, visando o detalhamento dos dados apresentados no início do programa", explicou o secretário. Com isso, segundo ele, o londrinense vai ter ainda mais informações sobre o rio de sua rua.
De acordo com o secretário, equipes técnicas da Sema de Londrina estão fazendo pesquisas in loco, recolhendo os dados das microbacias no próprio local, e coletando informações que vão integrar um novo mapa sobre os elementos hidrográficos do município. Ele adiantou que o término do trabalho vai ocorrer em meados de janeiro de 2008. "O Atlas, com os dados, imagens e o novo mapa será confeccionado em forma de CD, que vai ser distribuído para escolas, empresas, igrejas e a população em geral", salientou.
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Prefeitura de Londrina alerta para golpes com cobrança de impostos via mensagem
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
Gerson da Silva avaliou que o "Rio da Minha Rua" só trouxe benefícios para Londrina. Ele enfatizou que o número de ligações para a Sema aumentaram. "Recebemos ligações de pessoas que querem saber qual o rio de sua rua, entre outras informações e isso aproxima a população com o poder público", afirmou. O secretário destacou que as denúncias sobre despejos irregulares em rios e córregos também tiveram um significativo aumento. "O londrinense está aceitando o projeto, porquê sabe que ele só vai trazer benefícios para a cidade", acrescentou.
Além disso, Gerson da Silva ressaltou que o site do programa ambiental, que poder ser acessado no endereço da Prefeitura de Londrina (www.londrina.pr.gov.br), está recebendo inúmeros e-mails de pessoas que se mostram preocupadas e dispostas para com a atual situação dos rios próximos às suas respectivas casas. "A própria mídia impressa de Londrina e região está publicando matérias e opiniões de leitores sobre o ‘Rio da Minha Rua’", destacou.
Sobre ações do programa ambiental como mudanças na licença ambiental referentes a estabelecimentos e empresas e o ensino ambiental nas escolas da rede municipal de educação, o secretário do Ambiente informou que estes projetos passam a ser permanentes.