Pessoas gordas enfrentam cotidianamente uma série de desafios para integrar-se plenamente na sociedade. Essas barreiras, muitas vezes enraizadas em preconceitos, refletem-se tanto nos estigmas sociais quanto na inadequação de espaços físicos que não contemplam a diversidade de corpos existentes. Diante desse cenário, nesta sexta-feira (8), os programas de pós-graduação em Comunicação (PPGCom) e Psicologia (PPGPSI) da UEL vão realizar a roda de conversa “Basta de Gordofobia: Lute como uma Gorda!”
Como proposta, o evento busca desconstruir um cenário social marcado por preconceitos e estigmas.
A atividade vai contar com a presença da filósofa e professora do PPGCom da UEL, Malu Jimenez. O evento começa às 9h, na Sala de Eventos do CECA (683). No período da tarde, às 17h, a professora lançará olivro intitulado “Lute como uma Gorda”, na livraria Olga, com bate papo e autógrafos.
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Prefeitura de Londrina alerta para golpes com cobrança de impostos via mensagem
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
A discussão sobre as corporalidades gordas traz à tona um tema nem sempre debatido nas pautas de ciência, comunicação e saúde. Pelo menos, não da forma como a pesquisadora e ativista alerta em suas palestras, em que revela a visão preconceituosa em relação a esses corpos, associando-as a doenças, com o uso de nomenclaturas como “obesidade”, entre outras. Segundo a autora e pesquisadora, essas desconstruções são necessárias, para que os estigmas que encarceram corpos em espaços, roupas e sensos estéticos sejam modificados.
Malu Jimenez é doutora em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), pós-doutoranda em Psicossociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora-pesquisadora na pós-graduação Diversidade e Inclusão em Gestão pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Além disso, Malu também é coordenadora da “Pesquisa Gorda – Grupo de Estudos Transdisciplinares das Corporalidades Gordas no Brasil”.
Os dois encontros terão entrada franca, sem necessidade de inscrição prévia e são abertos a todos os interessados, da UEL ou da comunidade externa.